Holders de longo prazo voltam a acumular Bitcoin pela 1ª vez desde dezembro

Novas concentrações de BTC ocorrem após vários meses de vendas, diz o novo relatório da Glassnode
Pessoas formam um círculo para mostrar seu bitcoin uns aos outros

Shutterstock

Investidores de Bitcoin de longo prazo, também conhecidos como ‘holders’, voltaram a acumular BTCs pela primeira vez desde dezembro de 2023, após vários meses de vendas, diz o novo relatório da Glassnode divulgado nesta semana.

Os analistas da empresa observaram que a pressão sobre os gastos por parte dos detentores de longo prazo esfriou significativamente na semana passada, com os holders regressando aos padrões de acumulação.

Publicidade

O relatório também identificou sinalizadores de mercado que sugerem um regresso da procura do lado da compra devido ao recente fluxo diário de US$ 242 milhões dos ETFs de Bitcoin à vista baseados nos EUA.

“Considerando a pressão de venda diária natural dos mineradores desde o halving [do Bitcoin], de US$ 32 milhões por dia, a pressão de compra deste ETF é quase 8 vezes maior. Isto destaca o tamanho e a escala do impacto dos ETFs, mas também a influência relativamente pequena do halving para o futuro.

A Glassnode observou que a performance do preço do Bitcoin nos últimos três meses foi mais silenciosa do que os ciclos de alta anteriores. Conforme descrito no relatório, o Bitcoin, nos últimos três meses, registrou ganhos semanais, mensais e trimestrais acima de 3,3%, 7,4% e 25,6%, respectivamente, em apenas cinco dos últimos 90 dias.

“Em ciclos anteriores, esta contagem ocorreu entre 18 e 26 dias, o que sugere que o mercado atual pode ser um pouco mais comedido em relação aos históricos mercados em alta”, diz o relatório.