Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Shutterstock

Um dos fundos da BlackRock foi tokenizado na blockchain da Hedera, de acordo com um anúncio de terça-feira (23). Esta notícia fez com que o preço do token HBAR da Hedera disparasse 113% nas 12 horas seguintes, de acordo com a CoinGecko.

Mas agora o preço está caindo à medida que surgem detalhes mais precisos e a BlackRock nega uma ligação direta com a mudança.

Publicidade

A exchange de ativos digitais Archax expandiu sua gama de cotas de fundos tokenizados para oferecer agora o fundo de mercado monetário (MMF) do Tesouro dos EUA da BlackRock. As ofertas anteriores da Archax foram criadas nas blockchains da Hedera e Ethereum, mas esta nova oferta parece estar exclusivamente na Hedera.

No entanto, embora o anúncio tenha destaque na BlackRock, a gigante dos investimentos esclareceu ao Decrypt que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização.

“Não trabalhamos com Hedera. A Archax distribui nosso produto por meio de tokenização e [está] usando Hedera”, disse em um email um porta-voz da BlackRock.

Essa nuance, no entanto, aparentemente não apareceu no anúncio. A reação às notícias iniciais foi enorme, com muitas pessoas acreditando que a BlackRock estava diretamente envolvida na mudança.

Publicidade

“A BlackRock lançou oficialmente fundos tokenizados”, disse um usuário no X; outro acrescentou: “Quanto tempo até que a BlackRock esteja no Conselho de Governança da Hedera?”

Graham Rodford, cofundador e CEO da Archax, explicou no em um post no X que “foi de fato uma escolha da Archax colocar Hedera”, em vez da decisão da BlackRock.

Embora a BlackRock não tenha selecionado Hedera para tokenizar seu fundo, Rodford disse que a BlackRock estava ciente de que Archax estava fazendo isso e concordou com o texto do comunicado à imprensa.

Rodford explicou que a Archax não precisou informar ao gestor de investimentos que estava tokenizando seu fundo, mas decidiu fazê-lo porque queria manter bons relacionamentos. 

Publicidade

Preço do token HBAR

O valor do HBAR recuou em resposta a esta notícia, caindo 38%, para US$ 0,1301, desde que atingiu seu máximo de 24 horas de US$ 0,1832.

Larry Fink, CEO da BlackRock, tem apoiado abertamente a tokenização de títulos. O titã de Wall Street deu seu primeiro passo no mundo das criptomoedas no início deste ano com o anúncio do “BUIDL”, um fundo de ativos tokenizados construído no Ethereum — um movimento que Bernstein acredita “traz legitimidade” à segunda maior cripto do mercado.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.