Os hamsters digitais estão supostamente dominando o Irã — e o governo não está muito feliz com isso.
O jogo de criptomoedas baseado no Telegram, Hamster Kombat, tem tido um interesse crescente no Irã, de acordo com um artigo da Associated Press publicado na segunda-feira (24), à medida que os milhares de iranianos estão criando perfis no jogo de formato “tap-to-earn” antes do lançamento do token.
Esse aumento de interesse foi observado amplamente nas últimas semanas, já que o jogo — que gira principalmente em torno de toques na tela e permite que os jogadores supervisionem uma exchange de criptomoedas fictícia como um CEO hamster — aparentemente atraiu um grande número de jogadores ansiosos para obter uma parte do drop de tokens.
Os desenvolvedores do Hamster Kombat anunciaram na segunda-feira que o jogo já atraiu 200 milhões de jogadores no total, representando uma parcela considerável dos 900 milhões de usuários do Telegram. Isso representa um aumento em relação ao total de 150 milhões de jogadores apresentado em 14 de junho.
Isso se baseia em dados internos compartilhados por meio de capturas de tela, e o Decrypt não pode verificar de forma independente essa marca por meio de fontes públicas. No entanto, a demanda surge em meio ao aumento de seguidores do jogo nas redes sociais, incluindo o maior canal geral do Telegram, com quase 44 milhões de assinantes — mais que o dobro do segundo maior canal, que é o do jogo rival TapSwap.
O Hamster Kombat também teve um crescimento considerável no YouTube e no X, e artigos como este da AP na segunda-feira ajudam a apoiar a ideia de que o jogo está explodindo em grande escala.
Governo iraniano de olho no jogo
Mas, aparentemente, isso não está agradando o governo iraniano. À medida que os jogadores do país tocam em seus smartphones na esperança de ganhar recompensas cripto, os membros do governo veem isso como uma influência ocidental indevida, já que os iranianos lutam contra a alta inflação, poucos empregos e sanções ocidentais.
“Uma das características da guerra branda do inimigo é o jogo do ‘Hamster'”, disse o vice-chefe militar do Irã, Contra-Almirante Habibollah Sayyari, à agência de notícias estatal IRNA. A AP acrescentou que Sayyari especulou que as forças ocidentais estão tentando distrair os iranianos da eleição presidencial para que eles não “prestem atenção aos planos dos candidatos presidenciais”.
O Irã deve eleger um novo presidente nesta sexta-feira (28), após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em maio. Um jornal estatal, o JameJam, também criticou o interesse no Hamster Kombat, escrevendo que ele incentiva “o sonho de ficar rico da noite para o dia e de ganhar riqueza sem esforço”.
“Uma sociedade que, em vez de trabalhar e tentar ser bem-sucedida e ganhar dinheiro, recorre a esses jogos e busca atalhos e ganhos inesperados, perde gradualmente a cultura do esforço e do empreendedorismo e se volta para a conveniência”, acrescentou o jornal.
Os desenvolvedores do Hamster Kombat disseram que planejam lançar um token na The Open Network (TON) em julho. O jogo segue os passos do Notcoin, um jogo de cliques semelhante que foi lançado no início deste ano e atraiu 35 milhões de jogadores antes de lançar seu próprio token NOT em maio.
A Notcoin atingiu um pico de capitalização de mercado acima de US$ 2 bilhões nas semanas seguintes ao lançamento, embora o preço do token NOT tenha caído 52% desde que atingiu seu preço mais alto de todos os tempos em 2 de junho.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes