Imagem da matéria: Após Alerta de Hacker, Corretora de Criptomoedas Brasileira Corrige Falha Grave
(Foto: Shutterstock

A corretora de criptomoedas brasileira Braziliex teve sorte. Sua plataforma estava com uma falha crítica e uma pessoa alertou a empresa sem tirar proveito da situação.

A empresa divulgou nesta segunda-feira (04), por meio de sua página do Facebook, o problema encontrado e agradeceu ao consultor de segurança Leandro Trindade pela correção. Nenhum cliente teria sido prejudicado.

Publicidade

A falha foi classificada por Trindade como crítica, pois permitia o saque remoto de Bitcoins. “No total foram quatro falhas, 2 de XSS Injection e 2 do token de confirmação, dois tipos de bugs”, disse Trindade ao Portal do Bitcoin.

Felizmente, segundo a corretora de criptomoedas, ninguém foi prejudicado. “Assim que tivemos conhecimento, nossa equipe técnica, rapidamente, resolveu a questão. Nenhum prejuízo foi causado aos nossos clientes e essa vulnerabilidade não foi explorada por ninguém de má fé”, diz o texto da Braziliex.  

Em linguagem técnica, a falha da XSS Injection significa que uma pessoa pode injetar javascript na página da empresa e roubar os cookies. E roubar os cookies significa que ela poderia roubar a sessão logada da pessoa sem precisar saber o login ou senha ou 2FA para entrar numa conta.

“É como se eu clonasse uma identidade. Posso dizer para o site que eu sou você e ele vai acreditar. Depois disso só preciso fazer o saque e confirmar como se eu tivesse recebido o e-mail”, explicou o especialista.

Publicidade

O segundo bug descoberto foi sobre a previsibilidade dos tokens de saque. Havia um endpoint (como uma página de saque, por exemplo) do site que entregava o token, então um hacker não precisaria mais de acesso ao e-mail da vítima para confirmar o saque.

Por fim, uma pessoa poderia adivinhar qual o próximo token que será gerado usando informações da página da Braziliex.

“É uma maneira de assumir o controle e mandar, por exemplo, o seu computador sacar os seus Bitcoins e entregar para mim”, disse.

Trindade, que nem sempre é bem recebido pela empresa, afirmou que no início a Braziliex pensou que ele estava trabalhando para algum concorrente. “Depois entenderam meus objetivos”.

https://www.facebook.com/braziliex/posts/2005726826411882

Caso Foxbit

Trindade também foi responsável por encontrar um erro na Foxbit. No dia 23 de abril, o blog oficial da empresa publicou que a corretora, via Blinktrade, havia atualizado o processo de login, deixando-o mais seguro. Na época, Trindade havia descoberto a falha e avisado.

Publicidade

Ele acabou fazendo um relatório completo do problema e divulgando na internet. O especialista calculou que pelo menos 58 BTCs foram roubados — um valor de quase R$ 2 milhões. A exchange não confirmou.

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
Pelé segura taça Fifa me evento

BitGo nega parceria com novo negócio de criptomoedas de filhos e ex-mulher de Pelé

JanBank, que tem familiares de Pelé e um pastor como sócios, será focada em pagamentos com Bitcoin, Ethereum, entre outros criptoativos
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos