moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo
Shutterstock

A gestora Grayscale registrou um formulário nesta terça-feira (12) na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para lançar uma nova versão do seu fundo negociado em Bolsa (ETF), Grayscale Bitcoin Trust (GBTC).

O novo produto, chamado Grayscale Bitcoin Mini Trust – que usará o símbolo BTC – busca ser um “spin-off” do GBTC, que por sua vez iria distribuir parte de suas ações para ajudar a semear o novo produto.

Publicidade

Nesse movimento, os atuais investidores do ETF ganhariam ações também do mini trust, segundo o documento protocolado na SEC hoje. A quantidade de ações a serem distribuídas ainda não foi informado, mas a gestora disse que planeja apresentar um novo formulário para tratar dos detalhes da criação do novo fundo.

“Nenhum consentimento, autorização, aprovação ou procuração está sendo solicitado dos Acionistas do GBTC em conexão com a Cisão, e os Acionistas do GBTC não precisarão pagar qualquer contraprestação, trocar ou resgatar Ações do GBTC existentes ou tomar qualquer outra ação para receber Ações do Trust na data de distribuição”, disse a Grayscale.

Taxas mais baixas

Se o produto for aprovado, os atuais investidores do GBTC devem se beneficiar de taxas mais baixas, enquanto não há expectativa de que se pague impostos sobre ganhos de capital para transferências para o mini fundo.

Atualmente, o ETF da Grayscale possui uma das maiores taxas entre as opções disponíveis nos EUA, o que tem levado a uma forte onda de saída de investidores do fundo desde que ele foi transformado em ETF em janeiro.

Publicidade

As novas taxas, que não foram divulgadas até o momento, serão competitivas com alguns dos ETFs de Bitcoin de baixo custo do mercado, disse uma pessoa próxima à Grayscale ao CoinDesk.

O Bitcoin Trust da Grayscale, que foi registrado na SEC em 2020, foi convertido em um ETF de Bitcoin à vista em janeiro. Atualmente, o produto possui US$ 27,49 bilhões em ativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BRL1 estreia no mercado e amplia liquidez para criptomoedas

BRL1 estreia no mercado e amplia liquidez para criptomoedas

Nova stablecoin pareada ao real chega ao mercado como a solução mais eficiente para transações entre plataformas cripto no Brasil
logos da SEC e da Ripple - XRP

SEC x Ripple: Fim do processo depende da comparação entre XRP e ETH

Uma das questões centrais ainda em discussão na disputa de cinco anos é se o XRP pode ser classificado como uma commodity e não como um valor mobiliário
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Solana exclui anúncio controverso após reação negativa da comunidade

Manhã Cripto: Solana exclui anúncio controverso após reação negativa da comunidade

Postagem da Solana apresentava temas patrióticos e uma aparente mensagem política, especialmente contra a diversidade de gênero
Ilustração de Donald Trump no site worldlibertyfinancial

World Liberty Financial refuta alegações sobre negociação com a Binance

A equipe do projeto apoiado por Trump disse no X que as alegações prejudicam a indústria de criptomoedas