A gestora de criptomoedas Grayscale apresentou uma proposta à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para converter seu fundo Grayscale Solana Trust (GSOL) em um fundo negociado em bolsa (ETF) à vista listado na NYSE Arca.
A medida visa melhorar o acesso dos investidores à Solana (SOL), permitindo que as ações do fundo sejam negociadas como um ETF em uma bolsa regulamentada, de acordo com um documento 19b-4 protocolado na terça-feira (3).
A Grayscale, que atualmente opera o fundo como um produto de balcão, disse que a conversão do ETF melhoraria o rastreamento de preços da SOL e eliminaria ineficiências causadas por sua estrutura não listada.
O registro da Grayscale é o mais recente de vários pedidos de gestoras de criptoativos para oferecer ETFs Solana à vista nos EUA, logo após a reeleição do presidente pró-cripto eleito dos EUA, Donald Trump, no mês passado, ter reacendido o interesse dos investidores em ativos digitais.
A VanEck e a 21Shares entraram com pedidos para emitir ETFs à vista de Solana no verão passado, enquanto a Canary Capital se candidatou para lançar um ETF baseado em Solana em outubro. Enquanto isso, a Bitwise Asset Management fez movimentos para se candidatar a um ETF à vista de Solana no mês passado.
Fundo de Solana da Grayscale
Um ETF é um tipo de instrumento financeiro que permite o rastreamento do preço de um ativo específico mantendo esse ativo em reserva. Um ETF de Solana à vista permitiria que investidores institucionais e de varejo ganhassem exposição ao Solana sem exigir que eles mesmos mantivessem o token.
A Grayscale disse que seu fundo Solana Trust administra US$ 134,2 milhões em ativos, representando 0,1% de todos os tokens SOL em circulação, conforme o documento. As ações do trust são atualmente negociadas sob o ticker “GSOL” nos mercados de balcão (OTC).
Ainda assim, a Grayscale espera que a listagem do ETF aumente a liquidez e alinhe o fundo com outros produtos financeiros tradicionais. Isso segue a conversão bem-sucedida da Grayscale de seu Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF à vista em janeiro, seguido por seu ETF de Ethereum em julho.
Os ETFs à vista baseados em criptomoedas ganharam força nos últimos meses em meio a uma mudança nas atitudes dos reguladores em relação aos ativos digitais nos EUA, com os ETFs à vista de Bitcoin e seus equivalentes baseados em Ether ganhando aprovação para negociação no início deste ano.
Esses acontecimentos alimentaram as esperanças dos investidores de que os ETFs à vista de Solana possam em breve obter aprovação regulatória federal para começar a ser negociados nos EUA.
Também aumentando o otimismo dos investidores sobre a probabilidade de aprovações do ETF de Solana à vista estão os rumores de que o ex-regulador favorável às criptomoedas Paul Atkin é o favorito de Trump para presidir a SEC. O Politico relatou a notícia pela primeira vez na semana passada.
Na manhã desta quarta-feira, a Solana está sendo negociada em US$ 233, com alta de 3,7% nas últimas 24 horas, mostram dados do CoinGecko .
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.