A Grayscale Investments, uma das maiores emissoras de ETFs de Bitcoin, entrou com um pedido para converter seu atual Digital Large Cap Fund privado em um fundo negociado em bolsa (ETF) de acesso público. Atualmente, o fundo contém Bitcoin, Ethereum, XRP, Solana e Cardano.
O fundo privado existente, que está disponível apenas para investidores qualificados por meio de colocação privada, tem uma forte concentração em Bitcoin, com 79,4% de participação, no momento da redação.
O restante inclui Ethereum com 10,69%. XRP, Solana e Cardano representam, respectivamente, 5,85%, 2,92% e 1,14%. Cardano foi adicionado ao fundo apenas em janeiro de 2025, conforme consta no pedido, após a remoção do Avalanche (AVAX) devido a um rebalanceamento do índice.
Desde sua criação em 2018, o preço de mercado do fundo aumentou cumulativamente em 478,83%, segundo o site da Grayscale.
O formulário S-3 enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na segunda-feira visa manter a maior parte da estrutura atual, mas tornar o fundo amplamente acessível ao público. Vale notar que o pedido ainda está incompleto, sem a taxa de administração exata definida, e está sujeito a alterações.
Se for aprovado, a conversão desse fundo em ETF permitiria que investidores comuns tivessem exposição ao mercado cripto. O documento afirma que o fundo cobre aproximadamente 75% da capitalização de mercado dos ativos digitais, excluindo memecoins e stablecoins.
Leia Também
Atualmente, apenas investidores qualificados podem acessar o Digital Large Cap Fund da Grayscale. A conversão para ETF eliminaria essa barreira. Desde que os primeiros ETFs de Bitcoin à vista foram aprovados nos EUA, em janeiro de 2024, a indústria tem visto uma onda de novos pedidos de ETFs cripto. Isso incluiu ETFs de Ethereum aprovados em maio, seguidos por um fundo híbrido de Bitcoin e Ethereum.
No momento da redação, os ETFs de Bitcoin nos EUA possuem US$ 97,27 bilhões em ativos sob gestão, enquanto os ETFs de Ethereum têm US$ 8,59 bilhões, segundo o CoinGlass.
Com a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, muitos emissores passaram a enxergar o início de um novo ambiente regulatório e têm protocolado pedidos de fundos cripto mais experimentais. Como resultado, já foram solicitados ETFs para moedas como Dogecoin, Bonk e até o meme coin oficial de Donald Trump — nenhum deles foi aprovado até agora.
O analista sênior de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, especulou que os ETFs de DOGE e TRUMP poderiam chegar ao mercado no início de abril, devido ao tipo específico de formulário usado, diferente dos demais. No entanto, os apostadores na plataforma Myriad Markets acham isso improvável, com 93% acreditando que não haverá um ETF do TRUMP até o final de abril.
*(Divulgação: a MYRIAD pertence à empresa-mãe da Decrypt, DASTAN.)
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.