Imagem da matéria: Governo inclui Big Data e Blockchain nas diretrizes de ensino e pesquisa do país
(Foto: Shutterstock)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial da União, uma resolução pela qual inseriu no Programa de Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) matérias ligadas à Blockchain, Big Data e Inteligência Artificial. 

Os temas ligados a essas novas tecnologias, segundo o documento, deverão ser prioridades do governo o qual busca “tratar de novas capacitações onde o país precisa desenvolver competências”. 

Publicidade

De acordo com a resolução nº 1/2020 expedida pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, será um desafio fomentar e coordenar parceria entre academia e indústria, além de promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para trabalhar temas ligados à internet avançada.

Segundo o Comitê, o tema de internet avançada irá contemplar várias linhas temáticas incluindo a Blockchain, Big Data/Data Analytics, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, integrando a comunidade científica por meio de equipes compostas por alunos de graduação, mestrado e doutorado “os quais podem atuar nas universidades ou nas empresas”.

A questão, no entanto, é que o governo entende que há um obstáculo ainda a ser vencido:

“Um grande desafio é disseminar os resultados não apenas academicamente, mas também em áreas como indústria e governo, os quais possam ter interesse nos resultados e soluções elaboradas no contexto dos projetos”.

Blockchain como prioridade

Consta nesse documento, portanto, que o governo deverá contar com investimentos privados para a elaboração de projetos ligados as tecnologias disruptivas como a Blockchain. 

Publicidade

“Por meio de contrato de gestão, o Programa Prioritário de Informática RNP viabiliza parcerias com empresas que complementam os investimentos em P&D, capacitação, engenharia de redes avançadas, inovação em serviços e aplicações, segurança cibernética e demais ações que, a cada ano, e em segmento de mudanças tecnológicas intensas, podem manter o Brasil e a comunidade de ensino e pesquisa colaborando e se comunicando em nível de interação e compartilhamento de meios e serviços de rede”.

Segundo a resolução, a RNP vem trabalhando na “inclusão do ecossistema de inovação na colaboração desse desenvolvimento, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica”.

Esse documento, porém, se trata apenas de diretrizes a serem seguidas no campo do ensino e pesquisa do país. Apesar disso, “o Termo de Referência do Programa Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é considerado como programa prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
Skin do personagem Jadeon Adam do jogo Moonray

Jogo Moonray distribui 220 mil NFTs grátis para usuários

Usuários da OpenSea conseguiram muitos NFTs gratuitos da rede Base para o Moonray, tornando o jogo com maior mintagem da plataforma
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

“Coach do Bitcoin” é solto após passar apenas 2 semanas na prisão

A Justiça do Rio acatou a solicitação da defesa de Rodrigo dos Reis de que sua doença requer medicamentos complexos e alimentação balanceada