Imagem da matéria: Governo dos EUA Acusa Ripple de Manipulação de Preços de Criptomoeda
(Foto: WorldSpectrum/pixabay)

A Ripple Labs Inc. é alvo de processo da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) por manipulação do valor do token XRP, criptomoeda centralizada criada pela companhia. O órgão considera que houve retirada de unidades da moeda de circulação e autofinanciamento com informações privilegiadas, práticas contrárias à legislação local.

De acordo com o documento da ação, datado do dia 27 de junho, a empresa e seu CEO Brad Garlinghouse “promoveram, venderam e solicitaram a venda de XRP”, além de lucrarem US$ 100 milhões de dólares com o comércio sem registro do token só no último semestre de 2017, financiado pela própria Ripple.

Publicidade

Para a SEC, os XRPs estariam sendo negociados como títulos, e não como meios de troca, em oposição à sua classificação legal. A agência reguladora defende que a utilização da criptomoeda como título de investimento “minimizou qualquer outra fonte de renda da Ripple”.

Se provado que a Ripple tem operado como empresa de títulos, e não como uma ICO, o processo seria um dos maiores casos de fraude financeira no mercado de criptoativos, segundo a Hard Fork. Nos Estados Unidos, o governo usa o “teste Howey” para identificar se um ativo é um título ou um contrato de de investimento.

Estabelecido em 1946 pela Suprema Corte, o teste classifica uma negociação de título como aquela em que estejam concentrados os investimentos em uma empresa em comum, com todos os lucros sendo gerados a partir de um promovedor, ou terceiros.

O processo também aponta para a retirada de circulação de 55 bilhões de XRP, anunciada publicamente pela empresa. A Ripple estaria vendendo lentamente o valor retirado, lucrando com valorização gerada pel escassez. Durante o período – último trimestre de 2017 -, o token valorizou mais de 1.000%.

Publicidade

Se condenada, a empresa pode ser obrigada a devolver inteiramente o dinheiro dos investidores das criptomoedas, além de encerrar por completo o sistema de XRP. Os líderes da companhia podem ter que responder criminalmente por suas atividades, segundo publicado na Legaltech.

Ripple no Brasil

Apesar das dificuldades com a Justiça americana, a Ripple tem planos de expansão internacional. No início de julho, o Portal do Bitcoin noticiou que a empresa abriria processo seletivo para escolher um diretor para operar as ações da companhia no Brasl, com sede em São Paulo, que seria a oitava cidade no mundo a receber escritório da exchange.

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Pesquisa mostra como Bitcoin e Ethereum são vistos de forma diferentes por investidores institucionais

Pesquisa mostra como Bitcoin e Ethereum são vistos de forma diferentes por investidores institucionais

Levantamento da Bybit mostra que investidores institucionais estão mais otimistas com o Bitcoin, possivelmente por conta da expectativa de aprovação do ETF à vista
Martelo de juíz em frente de bandeira da França

Tribunal francês absolve hackers que exploraram R$ 44 milhões em criptomoedas de protolocolo DeFi

Ao se declararem hackers do bem, os irmãos convenceram o juiz que eles agiram de boa fé por recompensa
Imagem da matéria: Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu "tudo" em cripto

Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu “tudo” em cripto

Líder do sistema bancário europeu, Christine Lagarde já afirmou que todos os ativos cripto “não valem nada” e são “baseados em nada”
Imagem da matéria: Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Tokenização, Inteligência Artificial e tendências: último episódio do podcast do MB discute “o dinheiro do amanhã”

Com visão de inclusão financeira, acesso à tecnologia e desenvolvimento global, especialistas destacam os desafios da economia exponencial