Imagem da matéria: Governo do Ceará investe na tecnologia blockchain para fiscalizar obras públicas
Foto: Shutterstock

O governo do Ceará anunciou na terça-feira (27) que vai investir cerca de R$ 1,2 milhão na adoção da tecnologia blockchain para medição de obras públicas. A expectativa, segundo o comunicado oficial, é implementar o recurso gradativamente a partir de 2021.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Estado pretende utilizar a tecnologia para integrar as duas bases de dados utilizadas atualmente em seus sistemas de gerenciamento. De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão do órgão, Arnoudo Alves, a iniciativa será útil para facilitar as operações das empresas com as quais a SOP possui contrato, uma vez que elimina a necessidade de medições físicas.

Publicidade

No comunicado, Alves cita ainda que uma das principais vantagens da iniciativa é que ela pode melhorar a transparência de dados para acesso dos cidadãos. Isso porque o blockchain funciona como um “livro de registro imutável de transações”, o que garante a total legalidade do processo e confere segurança à tramitação de ordens.

Ceará Digital

Outros benefícios esperados pela adoção da tecnologia envolvem a redução de tempo e custos dos processos, a mitigação de riscos e a possibilidade de execução de novos modelos de negócios, além de ser totalmente auditável.

“Com isso, a SOP caminha rumo à transparência, tornando viável a visualização de qualquer transação e dos documentos”, diz. “Todas as etapas da medição passam a acontecer virtualmente, e desta forma elas poderão ser validadas pela empresa, supervisora, fiscal, entre outros”.

A medida faz parte do Programa Ceará Digital, cujo objetivo é virtualizar a maioria dos serviços públicos oferecidos pelo estado anos nos próximos quatro anos. Ela atende também a diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda a transformação digital dos processos de medição.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Manhã Cripto: Bitcoin ganha força à espera de dados de emprego nos EUA; Paraguai propõe suspender mineração cripto

Bitcoin e Ethereum vão em direções opostas nesta sexta-feira (5), com investidores globais atentos aos dados do mercado de trabalho nos EUA
Imagem no escuro sugere hacker confuso

Ataques hacker no mercado cripto caíram pela metade em março, aponta relatório

Levantamento diz que queda na exploração de protocolos DeFi vem ocorrendo mês a mês
Imagem da matéria: Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é tão importante para as altas do Bitcoin, por que os dados históricos mostram que o BTC cai um ano após cada halving? Entenda.
Imagem da matéria: Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

As memecoins da Solana caíram da noite para o dia, enquanto os devs correm para consertar os problemas de congestionamento da rede