Imagem da matéria: Governo brasileiro anuncia criação de Centro para prevenção e resposta a ataques cibernéticos
Foto: Shutterstock

O governo brasileiro irá criar o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CSIRT GOV.BR), com o objetivo de prevenir e responder à ataques cibernéticos. O anúncio foi feito na quarta-feira (14) e a plataforma será desenvolvida em parceria pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Conforme comunicado divulgado para a imprensa, por meio do Centro Integrado, a SGD atuará na coordenação e integração com os órgãos públicos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

Publicidade

A Secretaria adotará medidas de diagnóstico, engajamento, treinamento, comunicação, construção de processos, implementação de tecnologias, além do compartilhamento de competências e habilidades sobre privacidade e segurança da informação voltadas para os órgãos do Sisp.

A parceria com o BID – complementada pelo apoio da RNP – prevê também suporte na criação das equipes de tratamento e incidentes cibernéticos dos órgãos do Sisp. Além disso, inclui a análise não-evasiva e contínua de ameaças e vulnerabilidades nos sistemas de governo, testes de segurança, desenvolvimento de estudos baseados nas melhores práticas nessa temática e, ainda, a análise de ferramentas de Segurança da Informação.

A criação do CSIRT GOV.BR é uma das iniciativas do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), que busca elevar a maturidade e resiliência em privacidade e segurança da informação nos órgãos da Administração Pública federal.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas do Brasil atraem R$ 91 milhões em apenas uma semana

Fundos de criptomoedas do Brasil atraem R$ 91 milhões em apenas uma semana

Bom resultado do Brasil foi acompanhado por grande parte do mercado de criptomoedas, que teve a quinta semana de superávits
mineradoras de bitcoin apreendidas pela Receita federal em Fortaleza

Receita apreende máquinas de mineração de Bitcoin no aeroporto de Fortaleza

As mineradoras ficaram apreendidas por falta de documentação
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Vítimas de pirâmides e usuários de bets compartilham traços psicológicos, revela CVM

Pessoas expostas a propagandas de sites de apostas apresentam uma maior tendência a investir em esquemas de pirâmide financeira, diz estudo