Imagem da matéria: Governo da Venezuela estaria comprando Bitcoin com impostos de aeroportos
Foto: Shutterstock

O presidente venezuelano Nicolás Maduro e seu governo aparentemente estão se aproveitando das receitas fiscais e das criptomoedas para burlar sanções econômicas, segundo uma investigação do jornal espanhol ABC.

Conforme detalhado na reportagem, o jornal afirma que descobriu um esquema pelo qual Maduro e seus funcionários usavam um aplicativo de carteira digital para transformar receita fiscal de aeroportos domésticos em bitcoins e outras criptomoedas, que posteriormente eram transferidas para bolsas em Hong Kong, Hungria, Rússia e China. Ao chegar nesses países, os fundos foram convertidos em dólar e enviados de volta para a Venezuela.

Publicidade

A medida do presidente da Venezuela foi tomada após sanções do governo dos EUA, que impedem o país de usar contas bancárias e negociar com mercados externos.

O jornal alega que a receita tributária em questão veio do Aeroporto Internacional de Maiquetia (IAIM), localizado perto de Caracas, capital do país, e que os impostos foram coletados por meio de um sistema automatizado que funciona com um aplicativo chamado Jetman Pay.

A administração de Maduro está em negociações para expandir o uso do aplicativo, incluindo os recursos de reabastecimento de aviões que trafegam no aeroporto.

Em relação ao esquema, um avião aterrissaria no IAIM, no ponto em que transferiria moedas fiduciárias em troca de combustível. A Petróleos de Venezuela, SA, companhia estatal de petróleo e gás natural, usaria o aplicativo para pagar impostos do governo, sobre os quais seria enviado ao exterior como criptomoeda.

Publicidade

O sistema automatizado tem sido usado na IAIM desde fevereiro de 2018 para a coleta de impostos aeroportuários.

A reportagem concluiu especulando que Maduro pode estar procurando expandir o esquema para outros aeroportos em todo o país.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer