Imagem da matéria: Governo da Rússia Quer Usar Blockchain para Proteger o Estado
(Foto: Benjamin Jakabek/Flickr)

O Ministério de Defesa da Rússia iniciou trabalhos de pesquisa para a viabilização do uso da tecnologia Blockchain no sistema de segurança do Exército. O principal objetivo é fortalecê-lo contra ataques cibernéticos, segundo o site russo Izvestia.

O gabinete, que é responsável pela proteção dos segredos de Estado, acompanha de perto os desenvolvedores do Centro de Tecnologia de Anapa (ERA), incumbidos pelo programa.

Publicidade

A ideia de uso do blockchain pela inteligência russa partiu do interesse em desenvolver um sistema inteligente e eficaz para detectar ataques cibernéticos nos bancos de dados importantes do governo.

Segundo o especialista em antivírus da Kaspersky Lab, Alexei Malanov, as plataformas baseadas em blockchain podem dificultar a ocultação de traços de ataques hacker.

Ele explicou ao jornal russo que invasores geralmente limpam os registros de acesso nos dispositivos para ocultar rastros de acesso não autorizado, mas que usando um blockchain o risco será minimizado.

German Klimenko, fundador dos serviços online MediaMetrics e LiveInternet, mais conhecido por ter sido ‘o cara’ responsável pela internet do presidente da Rússia, Vladimir Putin, também disse que o trabalho em estudos de blockchain tem sido útil para a indústria de segurança cibernética no país.

Publicidade

“A tecnologia Blockchain é uma ferramenta moderna e eficaz. Já é amplamente utilizada por organizações civis e pode ser útil para os militares”, disse Klimenko, segundo anotou a CCN.

O novo espaço no ERA, ainda em implementação, ficará sob a supervisão da 8ª Diretoria Geral da Federação Russa das Forças Armadas, responsável pela  proteção dos segredos de Estado. O laboratório blockchain empregará inicialmente 200 cientistas.

Blockchain sim, criptomoedas não

No início de junho, o presidente reeleito, Vladimir Putin, ao participar de um programa de TV local, disse que as criptomoedas são um fenômeno global, mas salientou o parecer do Banco Central Russo, que ainda é contrário à adoção.

“Na maioria dos países, a criptomoeda não significa uma solução. O Banco Central da Federação Russa acredita que as criptomoedas não podem ser um meio de pagamento, liquidação ou reserva de valor. Essas moedas não são garantidas por nada”, disse o presidente na época.

Publicidade

Momento Copa

Uma das expectativas pós-Copa do Mundo para os entusiastas de criptomoedas é saber como se comportaram os comércios russos que disseram que iriam aceitar criptomoedas durante o evento.

Um dos segmentos que prometeram aceitar o meio de pagamento foi a rede hoteleira de Caliningrado. Os proprietários dos hotéis decidiram oferecer a opção para os seus hóspedes graças a uma parceria com a Free-Kassa, uma operadora local de pagamento eletrônico.

Leia também: Análise Técnica Bitcoin 05/07/18 – Movimento de Alta

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Singapura divulga lista de instituições parceiras em tokenização de ativos do mundo real (RWA)

JPMorgan e Chainlink integram grupo que já deu início a cinco testes-piloto para a tokenização de ativos
De costas, homem olha para grande tela com solução blockchain

Como manter sua empresa atualizada sobre as mudanças no ecossistema financeiro | Opinião

O autor comenta sobre o ‘Talkenização’, um podcast focado em preparar empresários para o mercado financeiro baseado nas tecnologias emergentes
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

O poder dos jogos cripto aumenta: carteiras ativas diárias atingem um milhão

O número de carteiras únicas cresceu aos milhões nos meses de setembro e outubro