Governo da Nigéria exige dados dos 100 maiores usuários da Binance no país

Já faz três semanas que o governo nigeriano deteve dois dos executivos seniores da Binance, sob acusação de desestabilizar moeda nacional
notas de naira espalhadas

Shutterstock

A Nigéria intensificou seu escrutínio sobre a exchange global de criptomoedas, Binance, exigindo os nomes e o histórico de transações dos 100 principais usuários nigerianos, de acordo com um artigo de um portal de notícias.

Já faz três semanas que o governo nigeriano deteve dois dos executivos seniores da Binance. As ações do governo ressaltam sua intenção de estabilizar a naira, a moeda da Nigéria, que tem estado sob pressão significativa após as recentes desvalorizações.

Publicidade

De acordo com documentos analisados pelo Financial Times, o escritório do conselheiro de segurança nacional da Nigéria também está solicitando que a exchange resolva quaisquer obrigações fiscais pendentes.

O governo do presidente Bola Tinubu disse que o aumento das plataformas de criptomoeda, como a Binance, representou um desafio, oferecendo taxas de câmbio alternativas para a naira e alimentando a especulação.

Nadeem Anjarwalla e Tigran Gambaryan, figuras-chave nas operações da Binance na África, continuam detidos sem acusações em Abuja, capital da Nigéria. Sua detenção, considerada por alguns como uma tática para pressionar a Binance a cumprir a lei, aumentou as tensões diplomáticas com o Reino Unido e os Estados Unidos, países de origem dos executivos.

“Embora seja inapropriado para nós comentar sobre a substância das alegações neste momento, podemos dizer que estamos trabalhando em colaboração com as autoridades nigerianas para trazer Nadeem e Tigran de volta para suas famílias”, disse a Binance ao FT em um comunicado.

Publicidade

A situação destaca a complexa dinâmica em jogo enquanto a Nigéria enfrenta seus desafios econômicos, buscando regulamentar o setor de criptomoedas sem sufocar a inovação ou alienar os parceiros internacionais. Os críticos argumentam que, embora a regulamentação seja necessária, o foco na Binance pode não abordar os problemas econômicos mais amplos enfrentados pela Nigéria, sugerindo que é necessária uma abordagem mais diferenciada para garantir a estabilidade e o crescimento.

Um operador de criptomoedas, Ozioma Okechukwu, disse à agência de notícias local The PUNCH que o fato de a Binance ter retirado a naira de sua exchange o deixou preocupado com o que poderia acontecer em outras exchanges.

“Estou ciente de outras plataformas de negociação de criptomoedas que operam na Nigéria, mas muitos de nós estamos acostumados com a Binance”, disse ele. “Não importa como você olhe para isso, é um grande golpe para o mercado.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.