Imagem da matéria: Governo americano cria plano para combater uso ilegal de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O procurador-geral dos Estados Unidos divulgou hoje um relatório examinando os perigos representados pelas criptomoedas. William Barr anunciou o lançamento do “Cryptocurrency Enforcement Framework”, que fornece uma visão geral das “ameaças e desafios de aplicação” relacionados ao aumento da adoção das criptomoedas e como o Departamento de Justiça pode lidar com eles.

O documento de 83 páginas descreve os perigos percebidos das criptomoedas – principalmente que elas estão sendo usadas por criminosos, de acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ)

Publicidade

“Hoje, poucas tecnologias são mais potencialmente transformadoras e disruptivas – e mais potencialmente suscetíveis ao abuso – do que as criptomoedas”, diz o relatório.

“Na verdade, apesar de sua existência relativamente curta, a tecnologia das criptomoedas desempenha um papel em muitas das ameaças criminais e de segurança nacional mais significativas que os Estados Unidos enfrentam”, continuou, acrescentando que a criptomoeda está sendo cada vez mais usada para comprar drogas na Internet, lavagem de domjeorp e financiamento de grupos terroristas.

O relatório também disse que os criminosos podem evitar ser rastreados usando criptomoeda em vez de dinheiro fiduciário e solicitar ativos digitais para pagar por bens ilícitos, como pornografia infantil ou armas – aparentemente ignorando o fato de que dinheiro é usado para grande parte do mesmo, enquanto a grande maioria das criptomoedas são transacionadas em blockchains públicas.

Mas o relatório também disse que criptomoedas podem ser benéficas para os EUA – se usada com sabedoria.

“Para promover a segurança pública e proteger a segurança nacional, todas as partes interessadas – da indústria privada aos reguladores, funcionários eleitos e usuários individuais de criptomoedas – precisarão tomar medidas para garantir que a criptomoeda não seja usada como plataforma para ilegalidade”, disse o documento. “Na verdade, para que a criptomoeda realize seu potencial verdadeiramente transformador, é imperativo que esses riscos sejam tratados.”

Publicidade

Em sua declaração, o procurador-geral Barr disse que as criptomoedas são “de vital importância” para os Estados Unidos e seus aliados, desde que “não ponham em risco” a segurança pública.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

Manhã Cripto: Ethereum (ETH) decola 20% com expectativa para aprovação de ETFs nos EUA

A animação dos investidores fez aumentar em 219% o volume de negociação do Ethereum nas últimas 24 horas
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais