Imagem da matéria: Especialista do Google: "Quem se gaba por ter criptomoedas vira alvo"
(Foto: Shutterstock)

Mark Risher, um especialista em cibersegurança responsável por proteger projetos da Google como o Gmail, revelou recentemente que ataques contra quem tem criptomoedas têm aumentado e que quem se gaba por tê-las acaba por se tornar num alvo.

De acordo com a CNBC, Risher revelou que apesar do aumento de ataques contra donos de criptomoedas como o Bitcoin, muitas vezes as vítimas são escolhidas por se gabarem em fóruns acerca dos seus investimentos, ou por estarem associadas a alguém com maior riqueza.

Publicidade

De acordo com o especialista, uma técnica comumente usada por hackers envolve investigar a vida da vítima para através dos seus perfis em redes sociais ou contas de email descobrir informações acerca dos alvos.

Usando estes dados, o hacker contata a vítima para a apanhar num esquema de phishing em que lhe rouba as suas credenciais. Usando-as, tem acesso ao seu email e, por aí, acesso à carteira de criptomoedas.

Isto, porque muitas empresas onde se guardam fundos – como a Coinbase – são acessíveis por meio do email e de uma senha, que pode ser alterada tendo-se acesso ao email. Um erro comum, disse o especialista, é acreditar que os emails fraudulentos são fáceis de detectar.

Você pode pensar no genérico ‘Caro senhor ou senhora, estou entrando em contato com você para pedir um favor’, mas a verdade é que muitos desses agressores fizeram uma pesquisa séria sobre suas vítimas. Então você pode conseguir o que chamamos de ‘verdade social’ em sua mensagem.

Esta ‘verdade social’ significa informação pessoal sobre a vítima. Encontrar informações destas online hoje em dia é fácil, disse Risher, visto colocarmos tudo o que os hackers precisam nas redes sociais e em fóruns online. Este é também o motivo pelo qual intermédios são utilizados para se chegar a alvos com maior riqueza.

Publicidade

Para evitar estes ataques, Risher aconselha aos usuários de criptomoedas anotarem todos os emails associados a contas financeiras para nunca se esquecerem de nenhuma, e a terem cuidado com o que partilham nas redes sociais.

Como noticiado pelo Portal do Bitcoin é sempre recomendado utilizar-se também uma hardware wallet, uma forma de armazenar de forma mais segura as criptomoedas, especialmente quando se gerem grandes quantidades.

Um exemplo deste tipo de carteiras é a Ledger Nano S. A Google e a Samsung já mostraram interesse na empresa por detrás destas carteiras, com sede em Paris na França. Recebeu, recentemente, o prêmio startup do ano a Ernst & Young.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Token Friend.tech cai 22% depois de críticas à saída da Base para uma nova blockchain

Token Friend.tech cai 22% depois de críticas à saída da Base para uma nova blockchain

As notícias sobre os planos da Friend.tech de lançar uma blockchain para projetos sociais descentralizados não foram bem recebidas
Vitalik Buterin posa para foto na ETH Taipei 2024

Criador do Ethereum, Vitalik Buterin explica qual é o erro dos tokens de celebridades

O veterano do setor cripto criticou a captação de dinheiro pelas estrelas, afirmando que o hype pode ser aproveitado para fazer o bem
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 19 dias de entradas e têm saídas de US$ 65 milhões

Em uma sequência recorde que durou um mês, ETFs de Bitcoin tiveram a entrada de cerca de US$ 4 bilhões, período em que o BTC se aproximou de sua máxima histórica
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Grandes credores da Mt. Gox não devem vender os bitcoins que receberem – e isso é um alívio para o mercado

A extinta exchange Mt. Gox deve começar a reembolsar seus credores em breve, e há um temor de que isso possa derrubar o preço do Bitcoin com uma onda vendedora