Google passa a exibir saldo de carteiras de Bitcoin no resultado de pesquisas

Ao digitar o endereço de carteira, o detentor de BTC pode visualizar seus fundos e transações direto no Google
Moeda de bitcoin com o logotipo do google

Shutterstock

O Google, maior buscador do mundo, passou a indexar dados de blockchain do Bitcoin nos resultados de pesquisa, permitindo que qualquer um visualize os fundos e transações de uma carteira junto com os resultados da web ao digitar o endereço.

“É um livro-razão público, então estava prestes a acontecer”, comentou  no X a empresa de carteira Wasabi Wallet.

Publicidade

Atualmente, o Google permite três formatos de endereço: P2PKH, P2SH e Bech32. Ao pesquisar qualquer um desses endereços públicos de Bitcoin, os usuários verão o saldo atual, a última atualização e o saldo da última transação, como mostra o Bitcoin Magazine.

Mas a Wasabi Wallet também levantou preocupações com a privacidade: “Agora pense no que significa para o Google indexar todas as atividades de transações de Bitcoin. O Google tem tantos dados extras que eles podem vincular ao seu monte”.

Vale ressaltar, porém, que a funcionalidade nem sempre chega ao mesmo tempo para todas as pessoas e outras questões técnicas podem fazer com que nem todos consigam usar a ferramenta ainda.

Saldos de Ethereum no buscador do Google

O tipo de serviço, no entanto, não é novidade. Na semana passada, o Google lançou uma funcionalidade semelhante para entusiastas de criptomoedas, passando a mostrar no resultado das pesquisas os saldos de carteiras associadas aos domínios Ethereum Name Service (ENS).

O Ethereum Name Service oferece domínios simples e de fácil leitura de endereços cripto usando apenas uma terminação “.eth”, como se fossem sites de internet. Esses domínios podem ser vinculados a carteiras Ethereum (ETH), simplificando o processo para os detentores de criptomoedas enviarem dinheiro para outras carteiras.

Publicidade
Busca no Google por “vitalik.eth” traz saldo da carteira do criador do Ethereum.

Vale lembrar que o suporte para verificar saldos de carteiras Ethereum na busca do Google já existe desde 2023, mas era preciso buscar pelo endereço completo da carteira. Agora, a funcionalidade foi expandida para domínios ENS, o que facilita para encontrar o resultado.