Um juiz federal dos EUA condenou um homem indiano a cinco anos de prisão por criar versões falsas do site da Coinbase e usá-las para roubar mais de 20 milhões de dólares de clientes enganados da exchange americana de criptomoedas.
De acordo com documentos judiciais, Chirag Tomar, de 31 anos, trabalhou com co-conspiradores para criar versões “falsificadas” dos sites da Coinbase, que eram vinculadas a e-mails enviados para clientes reais da corretora.
As vítimas então inseriam suas credenciais de login no site falso, permitindo que Tomar e seus associados roubassem os dados e os usassem para esvaziar as carteiras da Coinbase dos usuários. Em outras ocasiões, os hackers se passavam por representantes de atendimento ao cliente para obter os códigos de autenticação de dois fatores dos usuários.
Ao todo, Tomar e seus co-conspiradores usaram táticas como essas com sucesso para roubar criptomoedas de centenas de usuários da Coinbase ao redor do mundo, incluindo vários nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).
Em um esquema típico, os hackers imitavam o site Coinbase Pro (pro.coinbase.com) com uma URL falsa, como coinbasepro.com. As vítimas acessavam o site, que parecia idêntico ao real, e entregavam inadvertidamente suas informações de conta.
Leia Também
Tomar supostamente iniciou o esquema relacionado à Coinbase já em 2021. De acordo com o DOJ, ele usou seus ganhos ilícitos para comprar vários relógios raros, incluindo Audemars Piguets, e carros de luxo, como vários Lamborghinis e Porsches.
Em dezembro de 2023, quando Tomar desembarcou em Atlanta, foi imediatamente detido pelas autoridades dos EUA.
A investigação sobre o esquema foi conduzida pelo Serviço Secreto dos EUA em conjunto com o FBI. A pena de cinco anos de prisão de Tomar será seguida por dois anos de liberdade supervisionada.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.