carrinho de compras com criptomoedas e dinheiro; ao fundo, logo do Goldman Sachs
(Shutterstock)

O Goldman Sachs, segunda maior instituição bancária de investimento do mundo, reconheceu em seu relatório financeiro anual aos investidores a importância das criptomoedas, o que reforça a crescente influência dos ativos digitais no mercado financeiro tradicional. 

“O crescimento da negociação eletrônica e a introdução de novos produtos e tecnologias, incluindo tecnologias de negociação e razão distribuída, como criptomoedas e tecnologias de IA, aumentaram a concorrência”, diz um trecho do Relatório Anual 2024.

Publicidade

Historicamente, o Goldman Sachs evitava referências explícitas a criptomoedas e à tecnologia blockchain em suas notas institucionais. De acordo com o The Block, não havia menção às criptomoedas em suas cartas anuais desde 2017. A mudança, no entanto, pode estar ligada ao avanço do Bitcoin e à postura favorável de Trump em relação ao setor cripto, alterando a percepção de Wall Street.

O Goldman Sachs também enfatiza que a rivalidade no setor financeiro inclui ofertas de serviços que a companhia pode decidir não disponibilizar, como as criptomoedas.

“Em algumas ocasiões, nossos concorrentes podem ofertar instrumentos financeiros que não oferecemos e que nossos clientes podem preferir, incluindo criptomoedas e outros ativos digitais que podemos não fornecer ou escolher não disponibilizar”, menciona a carta.

Em 2021, o Goldman Sachs lançou um balcão de criptomoedas e, em 2022, uma plataforma de ativos digitais. Foi um dos poucos bancos a testar a tecnologia blockchain Canton Network, refletindo o crescente interesse das instituições financeiras tradicionais.

Publicidade

Em sua carta, no entanto, o banco alertou sobre os riscos das tecnologias emergentes, destacando a volatilidade e as vulnerabilidades da blockchain, como ataques cibernéticos, além de riscos ao facilitar transações e investimentos relacionados a ativos digitais.

VOCÊ PODE GOSTAR
foguete de alta do bitcoin

Bitcoin caminha para o melhor 2º semestre da história, diz Standard Chartered

Segundo o banco britânico, o forte interesse institucional e compras para tesourarias podem levar o Bitcoin a superar recordes ainda este ano
donald trump de braços erguidos

Golpista rouba R$ 1,3 milhão em criptomoedas fingindo trabalhar para Trump

O FBI rastreou parte das criptomoedas roubadas por meio de análises de blockchain e recuperou mais de US$ 40 mil com a ajuda da Tether
Controles de videogames e uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

11 jogos que dão Bitcoin de graça enquanto você se diverte

Quer acumular satoshis sem gastar um centavo? Estes jogos gratuitos recompensam você com Bitcoin de verdade por jogar
passaporte e pedido de visto para os Emirados Árabes

Governo dos Emirados nega vínculo entre Toncoin (TON) e concessão de Golden Visa

Autoridades afirmaram que criptomoedas não garantem visto e alerta para risco de fraude em anúncios não oficiais