Imagem da matéria: Globo faz especial sobre blockchain e mostra fazendas de mineração de bitcoin na Islândia
Apresentadora Sandra Annenberg ao lado de Dony de Nuccio, abrindo a reportagem.(Foto: Reprodução)

O Jornal Hoje, telejornal do horário do almoço da Rede Globo, exibiu na tarde de segunda-feira (17) uma reportagem sobre a tecnologia blockchain.

A matéria é parte de uma série especial do telejornal que vai abordar as inovações tecnológicas que estão transformando o dia a dia da pessoas.

Publicidade

“Dados e algoritmos fazem cada vez mais parte da vida real. Nossas informações viraram moeda e valem muito”, disse a apresentadora Sandra Annenberg ao lado de Dony de Nuccio, abrindo a reportagem.

No entanto, o primeiro capítulo da série foi conduzido pela correspondente da emissora em Londres, na Inglaterra, Cecília Malan.

“Quando a gente para pra pensar chega até ser desconcertante”, diz Malan abrindo a série.

Ela se referiu à quantidade de dados que hoje são armazenados em computadores de megas corporações como Google, Facebook e Amazon. Mas, o ponto é outro. Ela começa a abordar pessoas nas ruas de Londres.

“Você já ouviu a palavra ‘blockchain’?, pergunta Malan a uma transeunte que logo responde que não. A repórter reforça: “Você consegue deduzir o que significa?”. E novamente a resposta é “block?”… não.

Várias pessoas, entre ingleses, turistas colombianos, espanhóis, que transitavam não souberam o significado do termo ‘blockchain’, nome dado à tecnologia que surgiu com o bitcoin.

Publicidade

Um espanhol, acompanhado de duas amigas responde: “Eu só conheço ‘black friday’”, dando humor à reportagem.

A série então explica que “blockchain é a tecnologia por trás das moedas virtuais” e explica seus fundamentos de forma bem didática — o cenário destaca centenas de computadores em fazendas de mineração de criptomoedas na Islândia.

“Como cada transação é arquivada em milhares de máquinas, os especialistas dizem que as chances de fraudar o sistema são muito pequenas, mas, como a tecnologia ainda é tão jovem, a ameaça pode sempre existir”, diz a repórter.

A reportagem do Globo mostra imagens de uma palestra conduzida por Bettina Warburg, uma Pesquisadora Blockchain cujo vídeo de sua palestra na conferência de Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) já obteve mais de 3 milhões de visualizações, segundo o telejornal.

Betina explica que o segredo da tecnologia é a descentralização. “Sem uma única entidade reguladora, os dados passam longe das mãos de um governo autoritário”, narra.

Publicidade

Procurado pela reportagem para comentar sobre a tecnologia blockchain, o professor universitário Andrei Kirilenko, da Imperial College Business School, descreveu blockchain como “um cordão digital para várias coisas”.

A narrativa continua dando exemplos de como um blockchain é importante para armazenar um banco dados seguro e transparente, como, por exemplo, acessar todo o histórico de uma obra de arte antes ou depois de adquiri-la.

Desta forma tem como saber seus donos anteriores, onde ela já foi exposta ou se passou por alguma restauração.

O mesmo vale para alimentos, roupas… “O fio digital é capaz de rastrear produtos desde a origem ao destino. O resultado é mais transparência”, diz a reportagem.

Série especial da Globo

O setor de saúde também foi mostrado como uma área a ser transformada pela nova tecnologia.

A repórter falou com Mohammed Tayeb, cofundador da Medicalchain, uma plataforma baseada em blockchain criada para armazenar com segurança registros de saúde e manter uma única versão, “a versão da verdade”, segundo o especialista.

O projeto de Tayeb visa carregar históricos médicos no celular como já fazemos com fotos, emails e transações bancárias.

O arquivo eletrônico é atualizado a cada consulta. Somente o paciente pode autorizar o acesso, seja para farmácias, seguradoras, hospitais ou médicos em outras cidades.

Publicidade

O primeiro capítulo da ‘Série Tecnologia’ também abordou outras novidades, como a troca de informações baseadas em chips implantados sob a pele e plataformas de interação social envolvendo brincadeiras e jogos.

Os apresentadores do telejornal terminam a reportagem um tanto fascinados. Enquanto Annenberg diz espontaneamente “Eu não estou preparada para este futuro”, De Nuccio vê as novidades totalmente viáveis para o seu dia dia.

Em tom de brincadeira, ele diz:

“O lado bom é que não tem problema de esquecer crachá, chaves… o que é muito frequente comigo”.

O telejornal ‘Jornal Hoje’ é apresentado diariamente pela Rede Globo de televisão. O conteúdo é baseado em notícias do dia a dia e temas de interesse geral no Brasil e no mundo, além de reportagens e séries especiais.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

“Não é exatamente uma CBDC”, diz Galípolo sobre o Drex

Presidente do BC esclareceu diferenças entre Drex e CBDC, enfatizando avanços tecnológicos e melhorias na comunicação com a sociedade
Aloizio Mercadante BNDES fala em plenário

Presidente do BNDES defende aumento da taxação das criptomoedas

Aloizio Mercadante defende a taxação de criptomoedas enviadas ao exterior como alternativa para compensar o recuo no aumento do IOF
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

PL quer exigir licença para traders e mineradores de criptomoedas no Brasil

Projeto de lei de deputado do PT aponta que lei das criptomoedas sancionada é insuficiente para regular todo o mercado cripto