Gigante chinesa da tecnologia vai abandonar planos para o metaverso

A Tencent segue os passos da Microsoft, que fechou unidade ligada ao metaverso semana passada
Imagem da matéria: Gigante chinesa da tecnologia vai abandonar planos para o metaverso

Foto: Shutterstock

Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China, é a mais recente companhia que precisou interromper os planos ligados ao metaverso em meio a um cenário econômico pouco otimista para o setor tech.

De acordo com reportagem da agência de notícias Reuters desta sexta-feira (17), a empresa vai deixar de desenvolver software e hardware de realidade virtual da sua unidade de  “realidade estendida”, XR, lançada em junho do ano passado. 

Publicidade

Para esse setor do negócio, a Tencent havia contratado quase 300 profissionais. Ainda não foi divulgado se o fim da unidade virá com demissões, mas esse é um cenário provável se a Tencent seguir os mesmos passos da Microsoft.

Na última sexta-feira (10), a empresa criada por Bill Gates demitiu cerca de 100 pessoas que teriam sido contratadas para a frente de metaverso da companhia. O fim do plano metaverso da Microsoft tem a ver com a priorização de projetos de curto prazo, que vão gerar receita mais rapidamente. 

Corte de gastos

No caso da Tencent, o corte de gastos também parece ter pesado na decisão. Uma fonte familiarizada com o assunto disse à Reuters que a previsão interna era que o projeto XR não traria lucros para a empresa até 2027. 

Uma segunda fonte disse que a unidade também carecia de jogos promissores, bem como outros aplicativos não relacionados a jogos, para que a tecnologia de realidade virtual fosse testada.

Publicidade

E não é só na frente do metaverso que a Tencent parece estar enfrentando problemas. Como relembrou a Reuters, a gigante chinesa também precisou abandonar no início do ano o plano de comprar a fabricante de celulares focados em jogos, Black Shark. 

A expectativa da Tencent era que através dessa aquisição, conseguisse impulsionar sua cadeia de suprimentos e experiência para fortalecer seus projetos de hardware, podendo contratar mais de mil pessoas. No entanto, a compra da empresa e a contratação de funcionários não foi efetivada em meio às mudanças de estratégia da Tencent.

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias