Imagem da matéria: Gigante chinesa da tecnologia vai abandonar planos para o metaverso
Foto: Shutterstock

Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China, é a mais recente companhia que precisou interromper os planos ligados ao metaverso em meio a um cenário econômico pouco otimista para o setor tech.

De acordo com reportagem da agência de notícias Reuters desta sexta-feira (17), a empresa vai deixar de desenvolver software e hardware de realidade virtual da sua unidade de  “realidade estendida”, XR, lançada em junho do ano passado. 

Publicidade

Para esse setor do negócio, a Tencent havia contratado quase 300 profissionais. Ainda não foi divulgado se o fim da unidade virá com demissões, mas esse é um cenário provável se a Tencent seguir os mesmos passos da Microsoft.

Na última sexta-feira (10), a empresa criada por Bill Gates demitiu cerca de 100 pessoas que teriam sido contratadas para a frente de metaverso da companhia. O fim do plano metaverso da Microsoft tem a ver com a priorização de projetos de curto prazo, que vão gerar receita mais rapidamente. 

Corte de gastos

No caso da Tencent, o corte de gastos também parece ter pesado na decisão. Uma fonte familiarizada com o assunto disse à Reuters que a previsão interna era que o projeto XR não traria lucros para a empresa até 2027. 

Uma segunda fonte disse que a unidade também carecia de jogos promissores, bem como outros aplicativos não relacionados a jogos, para que a tecnologia de realidade virtual fosse testada.

Publicidade

E não é só na frente do metaverso que a Tencent parece estar enfrentando problemas. Como relembrou a Reuters, a gigante chinesa também precisou abandonar no início do ano o plano de comprar a fabricante de celulares focados em jogos, Black Shark. 

A expectativa da Tencent era que através dessa aquisição, conseguisse impulsionar sua cadeia de suprimentos e experiência para fortalecer seus projetos de hardware, podendo contratar mais de mil pessoas. No entanto, a compra da empresa e a contratação de funcionários não foi efetivada em meio às mudanças de estratégia da Tencent.

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”