Gangue do rugpull cria memecoins para roubar quem caça próxima PEPE

Com memecoins “inocentes”, golpistas levam investidores que buscam dinheiro fácil a cair em esquemas de pump and dump
Imagem da matéria: Gangue do rugpull cria memecoins para roubar quem caça próxima PEPE

Pepe Coin e baseada em um dos mais famosos memes da Internet (Foto: Shutterstock)

Uma “gangue” de golpistas de criptomoedas está a solta criando uma memecoin após a outra com o intuito de se apropriar do dinheiro de investidores que tentam encontrar a próxima PepeCoin (PEPE).

A empresa de segurança blockchain PeckShield passou a rastrear o trabalho dessa suposta gangue na última quinta-feira (11), quando identificou dez golpes de rug pull mascarados por trás de memecoins criadas pelo mesmo grupo de pessoas.

Publicidade

Os nomes desses tokens fraudulentos faziam referência a memecoins conhecidas no setor, como PEPE e DOGE. Já outras tinham os mesmos nomes de ativos já existentes, como FOUR, no que parecia ser uma forma de levar o usuário a investir na moeda errada.

Nesta segunda-feira (15), os analistas da Peckshield identificaram que a gangue de golpistas continuou com os ataques ao criar no final de semana uma nova leva de 14 memecoins, como PEPEPE, PEPELOL, NEWPEPE, LADYS, BENZ, GGBOND, entre outras. 

#PeckShieldAlert The serial rugpull gang has consistently created another ~14 #scam #MEME Tokens within the last 3 days, such as 2 #PEPEPE, #LADYS, #BENZ, #GGBOND, #BENEN, #NEWPEPE, #PEN, #TURBOO, #PEPELOL.
The scammers have already transferred around 12 $ETH into #MEXC and hold… https://t.co/oaLPNtGCcx pic.twitter.com/atCmvdT3X6

— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) May 15, 2023

Golpe escondido em memecoins

Ao criar uma onda de novas memecoins, os golpistas tentam atrair os investidores que buscam dinheiro fácil a cair em seus esquemas de pump and dump.

Como explicou o Peckshield, a gangue inicialmente usou 3,47 ETH para criar valorizações artificiais em torno das memecoins recém-criadas e atrair a atenção de traders.

Publicidade

À medida que o dinheiro “orgânico” entrava nesses mercados, os golpistas agiam para drenar a liquidez dos pools de negociação, derrubando o preço do ativo e impedindo que traders realizassem qualquer tipo de lucro. 

Ao repetir a estratégia de pump and dump com cada token lançado, a gangue de golpistas lucrou até o momento cerca de 32 ETH, equivalente a R$ 289 mil na atual cotação do ether.

Pelo menos 12 ETH já foram transferidos para a corretora MEXC, enquanto 20 ETH seguem parados em duas carteiras controladas pela gangue.

Em busca da nova PEPE

Com o hype em torno da Pepecoin se dissipando, traders tentam procurar a próxima memecoin do momento.

O brasileiro que ficou milionário com Dogecoin em 2021, Glauber Contessoto, disse na semana passada que a memecoin GRUMPYCAT seria a própria PEPE e investiu R$ 100 mil no ativo inspirado no meme do gato mal-humorado.

Publicidade

O ativo, no entanto, incomodou os criadores do meme original que chamaram o projeto de “moeda fraudulenta não oficial”, com a recomendação final: “Não compre!”

Antes de ser expulso de um Spaces do Twitter, o manager da Grumpy Cat alertou que as pessoas que estavam promovendo a moeda — inclusive o brasileiro — detinham  uma grande porcentagem da oferta do token em suas carteiras, por isso o interesse em fazer o preço subir antes de despejá-lo no mercado — prática típica de esquemas de pump and dump que dominam o mercado cripto.