O empresário Justin Kan, responsável por fundar a Twitch em 2005, plataforma que viria a se tornar líder mundial de streaming de jogos, deu mais um passo no mundo cripto ao lançar, na um novo mercado de tokens não fungíveis (NFTs).
O marketplace chamado Fractal é baseado na rede da Solana e foca na comercialização de avatares, skins, terrenos e demais produtos digitais em forma de NFTs de jogos play-to-earn.
Normalmente, cada jogo baseado em blockchain tem seu próprio marketplace oficial, mas a ideia da Fractal é unir esses produtos em um único lugar.
A escolha de começar pela rede da Solana se justifica pelo fato de que a rede se tornou destino de muitos jogos promissores por oferecer taxas mais baratas e processar 65 mil transações por segundo, um número muito maior do que o Ethereum.
Em breve, os NFTs dos games construídos na Solana como Star Atlas, Aurory, DeFi Land e muitos outros, poderão ser negociados através da Fractal.
A plataforma não está disponível por enquanto, mas a expectativa é que seja lançada nas próximas semanas. Nesse meio tempo, a Fractal foca em aumentar o seu catálogo de jogos suportados.
Leia Também
Os planos da Fractal
Ao TechCrunch, Justin Kan disse acreditar que a Solana “é o futuro dos jogos”, mas que o plano é tornar a plataforma uma espécie de ponto de partida para jogos de diferentes blockchains, no qual os usuários podem comprar NFTs exclusivos na pré-venda e ajudar financiar os próprios jogos.
“Passei grande parte da minha carreira ajudando a conectar jogos, criadores e jogadores. Twitch já é uma grande parte do metaverso: mais e mais pessoas estão vivendo partes importantes de suas vidas online. Fractal é o próximo passo”, escreveu Kan ao anunciar o lançamento da plataforma.
Embora esse seja o primeiro projeto cripto fundado por Kan, o empresário já possui fortes laços estabelecidos com o setor. Investidor de criptomoedas desde 2013, Kan foi consultor de projetos descentralizados que se tornaram populares nos últimos meses, como Theta e Audius.
Kan divide o comando da Fractal com David Wurtz (cofundador do Google Drive e consultor do Shopify), Robin Chan (fundador da empresa de jogos para celular XPD Media e ex-chefe da Zynga Ásia) e Mike Angell (veterano de e-commerce que já trabalhou na Fast and Shopify).