Imagem da matéria: Frio e eletricidade barata fazem Sibéria virar paraíso da mineração de Bitcoin
Região de Irkutsk tem atraído mineradores de todo mundo (Foto: Reprodução/Youtube)

A região de Irkutsk, uma das maiores da Sibéria, na Rússia, tem atraído mineradores de criptomoedas de várias partes do mundo. O motivo é a eletricidade barata, um atrativo que está transformando o lugar em um centro internacional de mineração de bitcoin.

“Uma área em que os mineradores podem devorar as hidrelétricas sem incomodar os vizinhos”, diz a reportagem da Coindesk, publicada na quarta-feira (25).

Publicidade

Um vídeo da matéria mostra por dentro como é o centro de mineração e também os “hotéis de mineração’, que são alugados para mineradores dos EUA, Rússia, Coréia, Índia, Japão e Espanha.

Além do baixo custo em energia, os mineradores de Irkutsk ainda contam infraestruturas soviéticas abandonadas ao longo do tempo, inclusive já conectadas à rede elétrica.

“Uma infinidade de edifícios vazios deixados pelas fábricas soviéticas que não sobreviveram à transformação do mercado econômico na Rússia”, diz o artigo.

Clima bom para mineração

Os mineradores contam também com um essencial, que é o clima frio. Segundo a reportagem, a estação quente na Sibéria só dura cerca de quatro meses por ano — perfeito para manter potentes máquinas que requerem constante refrigeração.

Publicidade

É em Bratsk, cidade de Irkutsk, que fica uma das maiores usinas hidrelétricas da Rússia, que alimenta as crescentes fazendas de mineração de bitcoin da região. 

“Aqui temos 10 megawatts. São 26 contêineres com 200 asics cada um em média”, disse Ilya Bruman, diretor de mineração do complexo. Ele mostra um espaço onde ficam os ‘hoteis’ no gigante complexo.

Juntas, as empresa que ali atuam possuem 170 megawats de eletricidade para o negócio — 100 MW da Bitriver, 40 MW da Cryptoreactor e 30MW da Minery. Bruman disse que 70% dos espaços já foi preenchido, mas que ainda busca por mais parceiros.

Segundo a reportagem, Dmitry Ozersky, CEO da Eletro Farm, que está construindo um complexo de mineração de bitcoin no Cazaquistão, acredita que as fazendas na região da Rússia agora possuem uma capacidade conjunta de 600 megawatts.

Publicidade

Esse número, diz o artigo, representa quase 10% do total de 7 gigawatts de energia que suporta a rede de bitcoin no mundo todo.


Compre Bitcoin na Coinext

 Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
CZ Zhao, Binance

Manhã Cripto: Ex-CEO da Binance insiste em sair dos EUA; Uso de Tron no financiamento do terrorismo preocupa Israel

Advogados de CZ pediram a um juiz dos EUA que rejeite a demanda do DoJ que tenta impedir que o executivo deixe o país por risco de fuga
Imagem da matéria: Pesquisa mostra como Bitcoin e Ethereum são vistos de forma diferentes por investidores institucionais

Pesquisa mostra como Bitcoin e Ethereum são vistos de forma diferentes por investidores institucionais

Levantamento da Bybit mostra que investidores institucionais estão mais otimistas com o Bitcoin, possivelmente por conta da expectativa de aprovação do ETF à vista
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Desempregado, CZ diz estar “aproveitando” tempo livre e recomenda livros nas redes sociais

O ex-CEO da Binance falou sobre estoicismo e também relembrou frases antigas como “cuidado com o que você deseja”
Imagem da matéria: ABCripto anuncia Banco Topázio como novo associado

ABCripto anuncia Banco Topázio como novo associado

Com atuação nacional, o banco é especializado nos segmentos de câmbio, crédito e bank as a service e opera desde 2015