Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital
Foto: Shutterstock

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um guia intitulado “Manual Virtual da Moeda Digital do Banco Central” para servir de referência a formuladores de políticas e especialistas em bancos centrais e ministérios das finanças sobre o tema das CBDC (sigla em inglês para “Moeda Digital do Banco Central”).

Publicado na modalidade de perguntas e respostas, a iniciativa do FMI visa coletar e compartilhar conhecimentos, lições, descobertas empíricas e estruturas para responder às perguntas mais frequentes dos formuladores de políticas sobre o tema.

Publicidade

“À medida que o nosso corpo de conhecimento e análise cresce, continuaremos a adicionar cerca de cinco capítulos todos os anos, com o objetivo de fornecer cerca de 20 capítulos até 2026. Além disso, os capítulos serão atualizados periodicamente, refletindo a evolução das opiniões”, diz o FMI.

O tutorial também servirá de base para o envolvimento do FMI com as autoridades nacionais e outras partes interessadas. A entidade espera que os próximos capítulos sobre o tema tragam clareza sobre estabilidade financeira, bem como a comparação com outras inovações de pagamento e a adoção pelo usuário final.

Os cinco capítulos formulados pelo FMI foram intitulados com as seguintes questões:

  • Como os países devem explorar as CBDCs?
  • Como os bancos centrais podem gerenciar o desenvolvimento de produtos CBDC?
  • Os CBDCs afetarão a transmissão da política monetária?
  • Como as medidas de gestão de fluxo de capital podem ser implementadas com CBDCs?
  • Um CBDC poderia ajudar a promover a inclusão financeira?

FMI cobra proatividade de países

Ao falar sobre as CBDCs em um evento em Singapura, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs. Ela acredita que questões sobre as CBDCs podem “estar num ponto em que o setor público precisa oferecer um pouco mais de orientação”.

“Não para excluir, para não atrapalhar, mas para agir como um catalisador, para garantir a segurança e a eficiência  — e para combater a fragmentação”, disse ela em fala reproduzida pela Reuters em um artigo de quarta-feira (15).

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

O que é Xai? A crescente rede de jogos blockchain de terceira camada

Baseada na blockchain de segunda camada do Ethereum, Arbitrum, a nova rede promete maior escalabilidade, eficiência e redução de custos
Imagem da matéria: Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento

Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento

Com painéis sobre regulação, Web3 e diversos outros temas, o Web Summit Rio terminou na última quinta-feira no Rio de Janeiro
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

História do Faraó do Bitcoin vai virar filme no Brasil

História de Glaidson Acácio dos Santos será lançada em livro em maio e adaptada para os cinemas em 2025