Imagem da matéria: Finlândia Usa Blockchain para Ajudar Refugiados

A Finlândia está usando a tecnologia blockchain para ajudar os refugiados não bancarizados a entrar na economia digital.

Conforme relatado pela MIT Technology Review, o Serviço de Imigração da Finlândia começou a fornecer aos refugiados não bancarizados cartões pré-pago Mastercards em vez de dinheiro. Esses cartões pré-pagos, que foram desenvolvidos pela startup MONI, também fornecem aos refugiados uma identidade digital única armazenada em uma blockchain.

Publicidade

O CEO da MONI, Antti Pennanen, disse à MIT Technology Review que espera que este serviço seja adotado por campos de refugiados em todo o mundo:

Nosso objetivo sempre foi a inclusão financeira, e especialmente ajudar as pessoas nos países em desenvolvimento.

Esta tecnologia beneficia tanto os refugiados como o Serviço de Imigração. Para os requerentes de asilo, fornece-lhes uma identidade verificável que facilita a procura de emprego. Eles também podem usá-la para receber depósitos diretos e pagar contas e até serem capazes de abrir uma conta bancária.

A MONI fornece ao Serviço de Imigração capacidades de monitoramento aprimoradas. Uma vez que todas as transações são registradas na blockchain, a agência pode monitorar facilmente onde os refugiados estão gastando seu dinheiro. Esta é uma ferramenta importante para o governo, uma vez que, como a maioria dos países europeus, a Finlândia sofreu um aumento de refugiados nos últimos anos.

Leia Também: Mais de US$ 50 Mil Doados em Criptomoedas para Ajudar Vítimas de Furacão no Texas

Blockchain para o bem social

A adoção pela Finlândia da tecnologia blockchain para ajudar os refugiados é apenas o último exemplo de como o bitcoin e outras moedas digitais podem fornecer aos não bancarizados as ferramentas de que precisam para obter acesso aos benefícios da economia digital.

Juntamente com o MONI, há vários projetos que tentam alavancar a tecnologia de livros contábeis distribuídos para promover o bem social. A startup Humaniq, por exemplo, espera fornecer serviços bancários móveis para setores “excluídos da economia”.

Publicidade

Civic e BitNation são dois projetos que procuram dar às pessoas acesso a identidades digitais seguras que transcendem as fronteiras e não podem ser perdidas ou roubadas. A Fundação IOTA recentemente entrou em parceria com a Refunite, uma organização sem fins lucrativos que ajuda os refugiados a se reunirem com suas famílias. A IOTA pretende ajudar a organização a providenciar os requerentes de asilo com identidades verificáveis.

Leia Também: Instituição de Caridade Arrecada 9 Milhões de Dólares em Bitcoin em 6 Meses

VOCÊ PODE GOSTAR
smartphone com logotipo da Toncoin TON à frente de monitor que mostra gráfico de mercado

TON sofre duas panes em 48h; entenda o que está acontecendo com a blockchain do Telegram

Desenvolvedores atribuíram o evento a uma “carga pesada” da cunhagem da memecoin DOGS
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

BC divulga lista de projetos selecionados para 2ª fase de testes do Drex

Os consórcios participantes vão testar serviços financeiros disponibilizados por meio de smart contracts
Ilustração gerada por IA de dois homens engravatados com rostos de hamster e TON

A TON suportará o airdrop do jogo ‘Hamster Kombat’ no Telegram?

A rede TON, que distribuirá tokens HMSTR aos jogadores neste mês, sofreu duas panes nesta semana
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Pump.fun ultrapassa US$ 100 milhões em receita

Para alcançar o marco na última sexta-feira (30), a plataforma de geração de memecoin em Solana contou com uma ascensão meteórica desde janeiro