Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas (SEC) publicou na terça-feira (28) um comunicado alertando os investidores de criptomoedas do país sobre a atuação irregular da corretora Binance. Segundo a entidade, quem promove o acesso à plataforma também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão.

“A Binance não está registrada como uma corporação nas Filipinas e funciona sem a licença e/ou autoridade necessária”, diz o documento, que acompanha prints de telas do app da corretora.

Publicidade

Os reguladores acrescentaram que a corretora tem impulsionado campanhas nas redes sociais para atrair os filipinos em atividades de investimento e negociação, sugerindo downloads do app da Binance nas lojas virtuais do Google e da Apple, além do seu próprio site online.

O órgão descreve que a Binance oferece instrumentos financeiros incluindo negociação à vista usando alavancagem, contratos de futuros e opções, staking, entre outros.

Nas Filipinas, diz a órgão, antes que valores mobiliários e produtos de investimento possam ser vendidos ou oferecidos ao público, o código de conduta do regulador exige pelo menos duas exigências: “que os valores mobiliários oferecidos estejam registrados no órgão, e que os mesmos sejam emitidos por uma empresa ou por um revendedor licenciado”.

Em vista disso, o público é aconselhado a ter cautela antes de investir neste tipo de plataforma, ou seja, “entidades estrangeiras não registradas”.

Publicidade

O órgão finaliza alertando que até mesmo os promotores ou influenciadores que promovem plataformas de negociação irregulares podem ser responsabilizados criminalmente, podendo ser penalizados com multa de 5 milhões de pesos filipinos (cerca de R$ 440 mil) ou prisão de até 21 anos, segundo as leis do país.

Segundo informações do site local ABS CBN, em resposta ao alerta da SEC, a Binance disse que reconhece e respeita a declaração do órgão e afirma que tomará as  medidas necessárias para se alinhar às leis filipinas. 

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Democratas podem recuperar votos cripto com saída de Biden, segundo especialistas

Novo candidato democrata, ainda a ser definido, está sendo incentivado a reconhecer as criptomoedas como uma tecnologia de força
Imagem da matéria: ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

Diego Perez, presidente da ABFintechs, detalha como a associação atua no mercado brasileiro de criptomoedas
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí