A fintech inglesa Revolut, que é uma mistura de banco digital, exchange e empresa de pagamentos, viu um crescimento mais lento no ano passado devido à queda no volume de pagamentos por conta da pandemia. Contudo, sua receita acabou sendo impulsionada pelos serviços prestados aos usuários do bitcoin e o período 2019/2020 foi fechado no azul, conforme relatório anual publicado pela companhia nesta segunda-feira (21).
De acordo com a nota, a empresa vinha de uma perda anual total de £ 167,8 milhões (libras esterlinas) — cerca de US$ 232 milhões — superior aos £ 106,7 milhões (cerca de US$ 150 milhões) de 2019. No entanto, o Revolut triplicou seu faturamento em 2020, viu suas receitas ajustadas com um aumento de 57% e um crescimento de 45% em sua base de clientes.
Criptomoedas e mercado de ações
Parte do resultado positivo no período de 2019/2020, fechado em 31 de dezembro do ano passado, deu-se pela valorização das criptomoedas, que . “A Covid-19 forçou a Revolut a cortar custos e reaproveitar a equipe para empreendimentos mais lucrativos, como criptomoedas, negociação de ações e abertura de contas jurídicas, disse o CEO Nikolay Storonsky à CNBC.
Os resultados positivos, segundo a empresa, vieram também da adesão de seus produtos financeiros pelos clientes, acompanhados por investimentos em inovação “impulsionado pela diversidade de oferta de produtos e pelo apetite por gestão financeira” pelo investidor de varejo. Além disso, acrescentou o Revolut, houve também um controle rígido de gastos, como no setor de marketing, durante a pandemia.
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Segundo o relatório, as receitas ajustadas partiram de £ 166 milhões (libras esterlinas), em 2019, para £ 261 milhões em 2020. Sobre o faturamento, o Revolut informou um aumento de 215% no ano — de £ 123 milhões. Acerca do número de clientes, que era de 10 milhões em há dois anos, a empresa diz que agora sua base perfaz 14,5 milhões de usuários.
Avaliada em US$ 5,5 bilhões
“À medida que as circunstâncias extraordinárias de 2020 impulsionaram a tendência para a gestão financeira digital, continuamos a inovar para os clientes para tornar suas vidas financeiras mais fáceis e acelerar o uso diário”, comentou Storonsky.
Neste ano, a Revolut, que é atualmente avaliada em US$ 5,5 bilhões, já comemora um aumento no primeiro trimestre acima de 130% no comparativo com 2020, com o faturamento acima de 300%. A base de usuários também continua em crescimento. A empresa já contabiliza 15,5 milhões com a entrada de novos clientes.
Segundo o presidente da Revolut, Martin Gilbert, a Revolut entrou em sua próxima fase de crescimento em 2020, conforme a presença global da fintech foi ampliada. “Fortalecemos nossa base de capital, aprimoramos a governança e reforçamos a gestão executiva”, disse Gilbert.
O diretor financeiro, Mikko Salovaara, também deixou seu recado: “Estamos satisfeitos com o forte desempenho que vimos no primeiro trimestre de 2021 e orgulhosos dos esforços que nossas equipes fizeram para entregar esses resultados”.