Fantom (FTM) é o token não-meme que mais valorizou no mês ao disparar 190%

Atualização que aumentará velocidade nas transações pode ter estimulado o interesse dos investidores na criptomoeda
Fantom, FTM, token, preço, Sonic, Opera, Coingecko

Foto: Shutterstock

O FTM, token nativo da rede de primeira camada Fantom, valorizou mais de 190% em quatro semanas, tornando-se o token não-meme de melhor desempenho entre as 100 principais criptomoedas do mercado.

O que pode estar por trás dessa performance de preço é uma atualização na rede de testes Sonic da Fantom que está prestes a ser implementada e que trará mais escalabilidade para a blockchain, aumentando a velocidade do processamento de transações. Portanto, a iminente atualização pode ter estimulado o interesse dos investidores na criptomoeda.

Publicidade

Conforme mostram dados no Coingecko, o FTM subiu de US 0,40 para US$ 1,16 nos últimos 30 dias, atingindo o maior preço desde abril de 2022; a capitalização de mercado da Fantom saltou para US$ 3,29 bilhões, tornando-a a 44ª maior cripto do mercado.

Para efeito de comparação, no mesmo período, o Bitcoin (BTC) subiu 25% e o Ethereum (ETH) 16%, segundo números desta sexta-feira (22).

Preço da Fantom nos últimos 30 dias (Fonte: Coingecko)

Atualização na Fantom

De acordo com o CoinDesk, a rede principal da Sonic, que foi ao ar em outubro do ano passado, substituirá a rede principal Opera da Fantom ainda neste ano.

Durante os testes, a Sonic demonstrou um rendimento teórico máximo de 2.000 transações por segundo com um tempo até a finalização de 1,1 segundos. 

Publicidade

No X, a fundação Fantom revelou mais números.

A atualização com a Sonic também vai contar com outro recurso importante, a Fantom Virtual Machine (FVM) , que está programada para aumentar substancialmente a velocidade de execução de contratos inteligentes. A compatibilidade com versões anteriores significa que dApps populares baseadas em Ethereum podem migrar facilmente para a Fantom.

“Fantom Sonic abre novas possibilidades para o ecossistema Fantom, particularmente em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), jogos blockchain, aplicativos de alta frequência e Internet das Coisas (IoT)”, diz um trecho do relatório da Reflexivity Research.

O documento acrescenta que o rendimento e a eficiência aprimorados permitem uma operação mais suave das plataformas DeFi, experiências de jogo mais ricas, manuseio eficiente de microtransações e trocas seguras de dados IoT.