Richard Messit conta no X hack de carteira bitcoin
Richard Messit em vídeo no X revelando hack de Bitcoin (Reprodução)

Uma família britânica alegou recentemente que teve 25 bitcoins roubados de uma carteira criada em 2012 devido ao vazamento das chaves privadas. Agora, pai e filho oferecem 23 BTCs (cerca de R$ 4 milhões) para quem conseguir recuperar os fundos.

Conforme descreve o site Cryptopotato, Richard Messit e o pai não têm intenção de ficar com todos os bitcoins, se abstendo, em caso de recuperação dos fundos, ficar com apenas 1 BTC, doar outro para a caridade e o restante servir como recompensa para quem recuperar os BTCs.

Publicidade

O roubo foi revelado no último fim de semana por Richard Messit, enquanto a família comemorava a ida para El Salvador, onde o Bitcoin, ao lado do dólar, é moeda de curso legal. No Reino Unido, a família toca uma empresa chamada The Crypto Coach UK, cujo objetivo é promover a adoção do Bitcoin.

“Meu pai e eu descobrimos hoje que fomos hackeados e perdemos TODOS os nossos bitcoins — 25 BTC armazenados desde 2012. Sem palavras para descrever esse sentimento. É particularmente doloroso que eu esteja escrevendo isso da nossa primeira peregrinação de pai/filho para El Salvador. É devastador”, escreveu Rick em um post no X.

Em um pot posterior, Rick pede a ajuda de @zachxbt, popular “detetive” de blockchain que ganhou fama ao expor hackers de criptomoedas no X.

“@zachxbt, eu sei que você provavelmente recebe muitos pedidos, mas já faz algum tempo que sou um grande fã do seu trabalho. Gostaria de saber se eu envio alguns TXIDs [IDs de transações] para que você possa esclarecer para onde foram os BTCs (Não tenho ilusão de seja irrecuperável)”, diz a mensagem.

Publicidade

Como a carteira foi perdida

No mesmo dia, Rick postou um vídeo contando mais detalhes sobre o ocorrido. Segundo ele, o erro foi ter armazenado as palavras-chave que dão acesso à carteira em um software de gerenciamento de senhas chamado KeePass.

Conforme explica, somente ele e o pai sabiam a senha para entrar naquele programa — e a sabiam de cor, ou seja, não havia anotações da senha. “Não sei exatamente o que diabos aconteceu”, detalhou.

Ele então alerta os investidores que jamais armazenem suas chaves privadas em um servidor de internet, mas sim em um dispositivo físico sem acesso à internet, como hard wallets, tipo de armazenamento específico para criptomoedas.

Parte dos bitcoins roubados  — foram três transferências, de 10, 11 e 4 BTCs — supostamente passaram pela Binance, alegou um dos usuários que se propôs a ajudar a família nas investigações. Por conta disso, Rick instou os seus seguidores a ajudar que seu caso chegasse até o CEO da corretora, Changpeng “CZ” Zhao.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago