Uma família britânica alegou recentemente que teve 25 bitcoins roubados de uma carteira criada em 2012 devido ao vazamento das chaves privadas. Agora, pai e filho oferecem 23 BTCs (cerca de R$ 4 milhões) para quem conseguir recuperar os fundos.
Conforme descreve o site Cryptopotato, Richard Messit e o pai não têm intenção de ficar com todos os bitcoins, se abstendo, em caso de recuperação dos fundos, ficar com apenas 1 BTC, doar outro para a caridade e o restante servir como recompensa para quem recuperar os BTCs.
O roubo foi revelado no último fim de semana por Richard Messit, enquanto a família comemorava a ida para El Salvador, onde o Bitcoin, ao lado do dólar, é moeda de curso legal. No Reino Unido, a família toca uma empresa chamada The Crypto Coach UK, cujo objetivo é promover a adoção do Bitcoin.
“Meu pai e eu descobrimos hoje que fomos hackeados e perdemos TODOS os nossos bitcoins — 25 BTC armazenados desde 2012. Sem palavras para descrever esse sentimento. É particularmente doloroso que eu esteja escrevendo isso da nossa primeira peregrinação de pai/filho para El Salvador. É devastador”, escreveu Rick em um post no X.
Fellow plebs….
— ⚡Rick⚡ (@RMessitt) November 11, 2023
Dad & I found out yday that we were hacked & lost ALL our #bitcoin
> 25 BTC hodled since 2012 😢
No words to describe this feeling.
Particularly gut wrenching that I'm writing this from our first father / son pilgrimage to #ElSalvador 😔
Devastating. FUCK pic.twitter.com/x5PHWrU9yG
Em um pot posterior, Rick pede a ajuda de @zachxbt, popular “detetive” de blockchain que ganhou fama ao expor hackers de criptomoedas no X.
“@zachxbt, eu sei que você provavelmente recebe muitos pedidos, mas já faz algum tempo que sou um grande fã do seu trabalho. Gostaria de saber se eu envio alguns TXIDs [IDs de transações] para que você possa esclarecer para onde foram os BTCs (Não tenho ilusão de seja irrecuperável)”, diz a mensagem.
Leia Também
Como a carteira foi perdida
No mesmo dia, Rick postou um vídeo contando mais detalhes sobre o ocorrido. Segundo ele, o erro foi ter armazenado as palavras-chave que dão acesso à carteira em um software de gerenciamento de senhas chamado KeePass.
Conforme explica, somente ele e o pai sabiam a senha para entrar naquele programa — e a sabiam de cor, ou seja, não havia anotações da senha. “Não sei exatamente o que diabos aconteceu”, detalhou.
Ele então alerta os investidores que jamais armazenem suas chaves privadas em um servidor de internet, mas sim em um dispositivo físico sem acesso à internet, como hard wallets, tipo de armazenamento específico para criptomoedas.
Parte dos bitcoins roubados — foram três transferências, de 10, 11 e 4 BTCs — supostamente passaram pela Binance, alegou um dos usuários que se propôs a ajudar a família nas investigações. Por conta disso, Rick instou os seus seguidores a ajudar que seu caso chegasse até o CEO da corretora, Changpeng “CZ” Zhao.
Right. Got twitter verified so I could post a video.
— ⚡Rick⚡ (@RMessitt) November 11, 2023
Excuse the profanity and rambling. pic.twitter.com/FwCONwgLf5
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto