O australiano e cientista da computação Craig Wright, que há anos alega ser o criador do Bitcoin (sem conseguir provar), mobilizou nesta semana advogados do escritório Ontier para pedir a retirada do white paper escrito por Satoshi Nakamoto dos sites Bitcoin.org e Bitcoincore.org. Alegando direitos autorais, ele também investiu contra a Square, empresa fundada por Jack Dorsey, CEO do Twitter.
“Ontem, tanto Bitcoin.org quanto Bitcoincore.org receberam alegações de violação de direitos autorais do whitepaper Bitcoin por advogados que representam Craig Steven Wright”, diz a publicação do Bitcoin.org na quinta-feira (21), assinada pelo desenvolvedor e dono do site, Cobra.
No dia seguinte, o site Coingeek disponibilizou uma cópia de outra intimação da Ontier, desta vez para a Square, na qual Jack Dorsey, CEO do Twitter, é cofundador. Fã declarado da obra de Nakamoto, Dorsey ainda não se pronunciou.
Soltou o verbo
Quem soltou o verbo foi Cobra, que não acatou o pedido e fez duras críticas aos desenvolvedores do Bitcoincore.org, que removeram o white paper da plataforma. “Infelizmente, sem nos consultar”, escreveu.
“Ao se render dessa forma, o Bitcoin Core Project empresta munição aos inimigos do Bitcoin, se envolve em autocensura e põe em risco sua integridade”, disse Cobra, acrescentando: “Acreditamos que essas reivindicações não têm mérito e nos recusamos a aceitá-las”.
Neste sábado (23), no Twitter, ele foi mais duro ainda.
“O próprio Satoshi carregou o white paper no bitcoin.org. Há também links em milhões de páginas e é citado em milhares de artigos acadêmicos. Removê-lo seria uma traição ao seu legado. Isso nunca vai acontecer”, tuitou.
E concluiu defendendo que o white paper foi incluído nos arquivos originais do projeto Bitcoin claramente publicado sob a licença do MIT por Satoshi Nakamoto. “Acreditamos que não há dúvida de que temos o direito legal de hospedá-lo”, acrescentou.
Falso inventor do Bitcoin
Desde 2016, Craig Wright vem afirmando que é o criador do Bitcoin, embora nunca tenha fornecido provas concretas para justificar o que diz. Até que prove o contrário, ele vai continuar sendo visto como o ‘falso inventor do Bitcoin’.
Até agora, inúmeras pessoas afirmaram publicamente serem Satoshi Nakamoto; Jörg Molt, Bilal Khalid e Debo Guidos também já copiaram Craig Wright. O australiano, contudo, foi quem foi mais além e começou a se virar o quanto antes e preparar supostas provas.
Quem é Satoshi Nakamoto
Quem é o verdadeiro Satoshi Nakamoto, porém, segue sob mistério; Pode ser um, podem ser muitos. Contudo, quem teve a brilhante ideia — que até hoje tem dado muito certo, vai ter que provar, e muito. Há várias ações que podem ser feitas pelo verdadeiro autor do white paper, e isso ainda não aconteceu.
O white paper, de poucas páginas, resumiu o que Jack Dorsey chamou de ‘poesia’; Para ele, o artigo de Nakamoto é um dos trabalhos mais importantes da ciência da computação nos últimos 20 a 30 anos. O artigo, publicado no dia 31 de outubro de 2008 sob o título ‘Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System’, também já rendeu elogios de Elon Musk: “Inteligente”.
Quanto à Square, o escritório Ontier pediu a retirada do white paper de suas contas no Twitter @Sqcrypto; @Square; @SquareUK. O documento foi compartilhado pelo site Coingeek. Enquanto isso, Craig Wright vai tomando a frente no registro de marcas e patentes, mas provar que criou o Bitcoin, nada.
Cobra ainda deu uma chance: “Satoshi Nakamoto tem uma chave pública PGP conhecida, portanto, é criptograficamente possível para alguém verificar se é Satoshi Nakamoto. Infelizmente, Craig não foi capaz de fazer isso”.
White paper do Bitcoin
No seu site pessoal, craigwright.net, ele se apresenta como “Creator of Bitcoin – Satoshi Nakamoto”. Na plataforma Social Science Research Network (SSRN), dedicada a artigos acadêmicos, Craig Wright aparece como autor do white paper do Bitcoin.
A data de publicação é 22 de agosto de 2019, ou seja, há menos de dois anos e 12 anos após a criação da rede do Bitcoin.
Na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), Craig Wright já fez dezenas de pedidos de registro de patente para as marcas Bitcoin e Blockchain.