Imagem da matéria: Facebook muda nome da criptomoeda Libra, revela Reuters
Foto: Shuttestock

A criptomoeda vinculada ao Facebook foi renomeada para buscar aprovação dos órgãos regulatórios. De “Libra”, a ainda não lançada moeda digital passou a se chamar “Diem”, conforme revelou a Reuters nesta terça-feira (01).

A Libra foi anunciada ainda em 2019, mas ao longo desse tempo levantou preocupações sobre estabilidade financeira e ameaças à privacidade. Agora com a mudança para Diem, a ideia central é enfatizar uma estrutura renovada e mais simples.

Publicidade

O CEO da Diem Association, organização com sede em Genebra e responsável pela futura moeda digital, conversou com a Reuters a respeito do novo batismo. Stuart Levey afirmou à agência de notícias que “o nome original estava ligado a uma iteração inicial do projeto que teve uma recepção difícil dos reguladores. Mudamos dramaticamente essa proposição” .

O novo nome possui um significado simples também, Diem é latim para “dia”. Contudo, agora há incertezas sobre o lançamento da nova moeda vinculada ao Facebook. O Financial Times havia informado na semana passada que o lançamento da até então Libra se daria em janeiro.

Porém, Levey se recusou a comentar sobre uma possível data de lançamento à Reuters. A moeda ainda precisa de aprovação de órgãos reguladores do mercado suíço para começar a operar.

Marca Facebook

O Facebook se tornou a “marca” por trás da Libra, e isso se tornou um problema para a regulação da moeda. Na realidade, a empresa é e continua sendo um dos 27 membros da Diem Association, que também foi renomeada junto com a criptomoeda. 

Publicidade

Levey reafirmou à Reuters a importância do Facebook no projeto: “Eles são um membro da associação extremamente importante”. O executivo também afirmou que não há intenção alguma de corte de laços com a gigante das redes sociais, mas que a mudança de nome busca mostrar que a moeda Diem opera de “forma autônoma e independente ”.

A Diem se diferenciaria de seus concorrentes digitais por políticas de combate a crimes de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e a garantia do cumprimento de sanções internacionais. Esses planos seguem intocados após a renomeação.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, 'Hamster Kombat' lançará Token na TON

O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, ‘Hamster Kombat’ lançará Token na TON

O jogo de simulação de gerenciamento de criptomoedas afirma ter acumulado 60 milhões de usuários desde seu lançamento em março
notcoin jogo cripto telegram

Notcoin doa US$ 1 milhão em tokens NOT para traders do jogo do Telegram

Você comprou ou manteve um dos primeiros vouchers de pré-market da Notcoin? Se sim, o jogo distribuiu 40 milhões de NOT como recompensa
Propaganda do jornal Epoch Times

CFO de jornal é acusado de lavagem de dinheiro com criptomoedas no valor de US$ 67 milhões

Executivo é acusado de usar a equipe “Make Money Online” do veículo de notícias para lavar o produto da fraude usando criptomoedas
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

ZkSync fará airdrop de 3,7 bilhões de tokens ZK nas carteiras dos usuários na próxima semana

Não haverá período de bloqueio para o airdrop da comunidade, mas a distribuição foi limitada a 100 mil tokens por carteira