A Fundação Drift, a organização que apoia o protocolo de futuros perpétuos de swap baseado na Solana, o Drift Protocol, anunciou na terça-feira (16) o token de governança da plataforma, DRIFT, com 10% do fornecimento total programado para ser distribuído gratuitamente para carteiras elegíveis.
De acordo com a Fundação Drift, 53% do fornecimento total de tokens DRIFT será alocado para a comunidade, com 43% destinados ao desenvolvimento do ecossistema e recompensas de negociação, e os outros 10% para o airdrop mencionado anteriormente. Com um fornecimento total de tokens de 1 bilhão de DRIFT, isso significa que 100 milhões de tokens DRIFT serão distribuídos aos usuários.
“O token DRIFT é o primeiro passo na jornada de descentralização da Drift,” a Fundação escreveu em seu perfil no X, “capacitando os usuários a se tornarem verdadeiros administradores do protocolo e a guiarem seu futuro para se tornar a maior exchange de derivativos em criptomoedas.
Embora a Fundação Drift não tenha especificado quando ocorrerá o airdrop do token DRIFT, Cindy Leow, co-fundadora da Drift, disse ao Decrypt que isso acontecerá “em questão de semanas”.
O airdrop coincide com a criação do Drift DAO, que o grupo disse que incluirá o Realms DAO — responsável pelo desenvolvimento do protocolo Drift — um conselho de segurança responsável por monitorar taxas, índices de margem e atualizações, e o Futarchy DAO, que financiará projetos do ecossistema Drift.
Os outros 47% do suprimento de DRIFT serão alocados para o desenvolvimento do protocolo e “participantes estratégicos,” respectivamente.
“Os detentores de tokens DRIFT poderão participar ativamente e votar por meio do token, moldando o futuro do protocolo,” disse a Fundação Drift. “A Fundação Drift coordenará e implementará as decisões tomadas pelos detentores de tokens do DAO.”
Lançado em outubro de 2021, o Drift Protocol é a maior exchange de futuros perpétuos de swap na Solana. A exchange descentralizada (DEX) ostenta um volume de negociação acumulado de mais de US$ 21 bilhões até o momento, com 16,2 milhões de negociações e 181.861 usuários até o momento.
Em janeiro, a Drift lançou um programa de recompensa que distribuiu 100 milhões de pontos Drift aos usuários semanalmente. Os pontos eram distribuídos com base na atividade de trading de um usuário e quanta liquidez eles traziam para a rede.
Na terça-feira, a Drift anunciou que o programa de recompensas está chegando ao fim ainda esta semana.
“Todo o volume de negociação até 18 de abril às 00:00 UTC será contabilizado para a última distribuição de pontos,” escreveu a Drift no X. “Qualquer atividade de negociação após esta data contará para recompensas futuras.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!