Imagem da matéria: Exchange da XP remove três criptomoedas devido à pressão regulatória dos EUA
Foto: Shutterstock

A Xtage, plataforma de criptomoedas da corretora brasileira XP Investimentos, anunciou a remoção de Solana (SOL), Cardano (ADA) e Polygon (MATIC) da exchange em e-mail enviado aos seus clientes na segunda-feira (26).

Procurada pela reportagem, a XP Investimentos confirmou a remoção dos ativos, mas informou que não fará comentários adicionais. No e-mail aos clientes, a empresa disse:

Publicidade

“Em razão das recentes manifestações da Securities and Exchange Commission (SEC) acerca de determinados criptoativos negociados em exchanges americanas, informamos que decidimos suspender, a partir de 28/06/2023 e por tempo indeterminado, as compras dos criptoativos Polygon, Solana e Cardano.”

Os clientes são informados de que poderão vender os criptoativos na plataforma, até a data limite, mas que, já a partir deste momento, novas compras não podem mais ser realizadas.

Apesar da definição ser “por tempo indeterminado”, a Xtage promete continuar “acompanhando as discussões sobre o tema”, o que pode levar a novos comunicados no futuro, “em caso de novidades”.

A Xtage foi desenvolvida pela XP Inc. em parceria com a NASDAQ e lançada ao mercado em agosto de 2022. O Portal do Bitcoin entrevistou Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc, na ocasião.

Publicidade

Até o final de 2022, era possível negociar apenas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Chainlink (LINK) e Polygon (MATIC) na Xtage. Em janeiro de 2023, a empresa anunciou a listagem de Solana (SOL), Cardano (ADA) e Litecoin (LTC) para seus clientes investidores.

Em seu site oficial, apenas as criptomoedas listadas em 2022 aparecem disponíveis na área “Quais criptomoedas posso negociar através da XP?”, o que inclui a Polygon (MATIC).

Repressão da SEC

A SEC vem classificando ativos digitais como valores mobiliários não registrados através da execução de processos jurídicos contra grandes empresas do setor.

Com a classificação por execução da lei, sem um conjunto de regras claras que permita a identificação do que constitui (ou não) um valor mobiliário, muitos prestadores de serviço temem se tornar alvos do escrutínio regulatório da Comissão.

Publicidade

Nos últimos processos envolvendo a Binance e Coinbase, a SEC classificou, entre outros ativos, SOL, ADA e MATIC como títulos negociados ilegalmente — por falta de registro e aprovação sob sua jurisdição.

A Robinhood e a eToro, ambas corretoras do mercado financeiro internacional, também optaram por remover estas criptomoedas de sua plataforma, na sequência dos eventos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Elon Musk e DOGE: o que você precisa saber sobre o Departamento de Eficiência Governamental

Elon Musk e DOGE: o que você precisa saber sobre o Departamento de Eficiência Governamental

Co-liderado por Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) tem como objetivo reduzir massivamente os gastos dos EUA
Imagem da matéria: Coinbase compra corretora europeia e expande alcance em mercado de derivativos

Coinbase compra corretora europeia e expande alcance em mercado de derivativos

Empresa adquirida pela Coinbase é uma entidade licenciada pela MiFID (Markets in Financial Instruments Directive) na União Europeia
Imagem da matéria: "MicroStrategy da Dogecoin" mira expansão para Bitcoin e Solana

“MicroStrategy da Dogecoin” mira expansão para Bitcoin e Solana

A Spirit Blockchain Capital afirma que está implementando uma estratégia de geração de rendimento para suas participações em Dogecoin
Dólares equilibrados formam uma pirâmide

BeeFund: Suposta pirâmide financeira anuncia volta e sorteio de Camaro

Após lesar centenas de investidores, BeeFund anuncia retorno e lançar uma nova plataforma