Dia 2 de maio, o ex-diretor do FBI James Comey disse a um Comitê Judiciário do Senado que os esforços da Agência Federal estão sendo ineficazes devido à ascensão de moedas digitais e métodos de criptografia.
Esta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu o diretor do FBI, James Comey. Ele foi analisado nos últimos meses devido a vazamentos de segurança e seu relacionamento com membros do governo russo. Poucos dias antes de Trump empurrar Comey fora de sua posição, o Diretor do FBI falou a um Comitê Judiciário do Senado sobre ameaças contra a nação e as questões das agências com a tecnologia.
“Infelizmente, há uma discrepância real e crescente entre o uso da lei para ter acesso à informações digitais e a habilidade técnica para fazer”, explica Comey. “O FBI refere-se a este desafio crescente como” escuridão “, e afeta o espectro de nosso trabalho.”
A troca entre privacidade e segurança
Comey detalha que durante a primeira metade do ano fiscal a Agência Federal não conseguiu acessar dados sobre 3000 dispositivos móveis usando os recursos tecnológicos do governo. “Esse número representa quase metade de todos os dispositivos móveis que o FBI tentou acessar nesse período”, observa o ex-diretor.
Durante seu discurso, Comey também afirma que algumas pessoas acreditam que o desafio com o FBI é um “tradeoff entre privacidade e segurança”. No entanto, os membros do FBI acreditam que o acesso a dados usando autoridade legal, como um mandado, justifica que as agências precisam ter acesso privado à Informações sobre telefones celulares e computadores. As recentes declarações também se assemelham aos comentários de Comey durante um simpósio de segurança em agosto organizado pela Symantec. O diretor do FBI disse na época que a privacidade absoluta nos EUA é uma farsa.
“O princípio geral é aquele que sempre aceitamos nos Estados Unidos e está no cerne de nosso país”, afirmou Comey durante o evento.
Moedas digitais estão sendo usados para mascarar transações
No Comitê Judiciário do Senado, Comey diz que quase todos os crimes têm atualmente um “elemento que é digitalmente baseado ou facilitado”. O ex-diretor diz que grupos como o ISIS estão usando tecnologia como mídia social e plataformas de mensagens criptografadas para recrutar mais membros. Além disso, Comey diz que moedas como o bitcoin estão sendo usadas para anonimizar transações ilegais.
“Alguns dos nossos investigadores criminais enfrentam o desafio de identificar pedófilos online que escondem seus crimes e identidades por trás de camadas de tecnologias anonimizadas, ou traficantes de drogas que usam moedas digitais para mascarar suas transações”, revela Comey.
Agentes e analistas especiais do FBI devem ter as melhores ferramentas tecnológicas e centros de dados disponíveis para combater o período de escuridão que a agência enfrenta, diz Comey. Apesar de Comey deixar o cargo de Diretor, o governo federal dos EUA também deu ao FBI um mandato para diminuir o número de centros de dados que a agência usa em todo o país.