O governo dos EUA pode seguir o Japão na regulamentação das atividades comerciais em torno das criptomoedas, como bitcoin e Ethereum.
Na semana passada, o governo japonês e seu regulador financeiro, a Agência de Serviços Financeiros (FSA) oficialmente autorizaram e licenciaram 11 exchanges de criptomoedas, incluindo a BitFlyer, a maior plataforma de negociação do país com mais de 800.000 usuários.
Em um comunicado, Yuzo Kano, CEO da BitFlyer, enfatizou que os regulamentos práticos para as exchanges de criptomoedas e investidores pelo governo japonês permitiria que o mercado do país se posicionasse no epicentro do desenvolvimento e inovação globais relacionados às criptomoedas.
Kano disse:
O Japão vem explodindo com demanda tanto para negociação bitcoin quanto para serviços. A aprovação da FSA para que o BitFlyer funcione como uma casa de câmbio virtual registrada e a regulação de abertura e planejamento direto da agência não puderam chegar em melhor momento para a comunidade da blockchain.
Governos podem não fazer nada ou criar um ecossistema justo para as empresas
No início deste ano, na conferência Blockchain NZ, realizada em Auckland, Nova Zelândia, o Andreas Antonopoulos explicou que os governos podem deixar o setor de criptomoedas da maneira que está ou então criar um ambiente mais transparente, justo e eficiente para as empresas.
Os governos podem optar por não fazer nada – o que está bem; piorar as coisas como o que a Austrália fez ao impor impostos de vendas em todas as transações de criptomoedas; ou podem tornar as coisas mais fáceis para as empresas, resgatando os bancos e encorajando as empresas criando condições equitativas
Ao autorizar e licenciar as exchanges de criptomoedas, o governo japonês as reconheceu oficialmente como prestadores de serviços financeiros regulamentados, permitindo que as empresas funcionem plenamente como empresas financeiras legais do país.
Leia Também: Reguladores no Japão Colocarão Exchanges sob Vigilância
O governo dos EUA pode seguir o Japão
Em um evento organizado pelo Federal Reserve Bank of Philadelphia, o Contralor interino de Moeda, Keith Noreika, disse aos jornalistas que ele está aberto para a aplicação das empresas de criptomoedas receberem licenças de prestadores de serviços financeiros.
Noreika também observou que ele está considerando a imposição de um programa nacional de licenciamento para exchanges, eliminando licenças regionais como o BitLicense de Nova York e lançando um quadro regulatório unificado para plataformas de negociação de criptomoedas e investidores.
Eu não seria adverso com aquelas pessoas que entram falando sobre como uma licença teria sentido para eles. Mas esse é um longo processo que eles teriam que passar, e só porque você entra na porta não significa que você vai conseguir o que deseja.
Poderia levar um período mais longo para o governo dos EUA e seus reguladores financeiros oferecerem programas de licenciamento unificado para as empresas de bitcoin. Mas, é um indicador otimista do crescimento da moeda e que os EUA está considerando cuidadosamente a criação de um mercado mais robusto e bem regulamentado para investidores e consumidores em geral.
Leia Também: O Impacto das Criptomoedas Sobre a Estatística Oficial e Como Isso Afeta sua Vida