celular com logo da binance e bandeira dos EUA ao fundo
Shutterstock

O governo dos Estados Unidos começou a investigar se a Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, por violar sanções impostas à Russia ao permitir que usuários do país usassem os serviços da plataforma.

A mais recente ação do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) contra a corretora foi divulgada em reportagem da Bloomberg publicada no final da tarde desta sexta-feira (5), que diz ter obtido a informação através de cinco pessoas familiarizadas com o assunto mas que pediram para não ter nome divulgado por se tratar de uma investigação confidencial.

Publicidade

A preocupação das autoridades americanas é que russos tenham usado a exchange para movimentar dinheiro de maneira ilegal e contornar as sanções impostas ao país após a invasão à Ucrânia.

Segundo as fontes ouvidas pela Bloomberg, nem a Binance e nem os executivos da empresa, como o CEO, Changpeng “CZ” Zhao, foram acusados ​​de irregularidades até o momento.

A Bloomberg afirma que neste momento, a Binance está em negociações com o Departamento de Justiça para resolver acusações anteriores de que a exchange foi usada para contornar sanções do Irã, antes de melhor seus mecanismos de compliance.

Em resposta à publicação, a Binance disse que a empresa cumpre “integralmente todas as sanções financeiras dos EUA e internacionais” e que seus protocolos de KYC são tão bons quanto os aplicados no sistema bancário tradicional.

Publicidade

Essa nova investigação revelada hoje é encabeçada pela divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça e corre em paralelo a outras acusações a que a Binance é alvo nos EUA e que apuram se a corretora se esquivou das responsabilidades de registrar devidamente sua oferta de derivativos nos EUA

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Imagem da matéria: El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

A mineração de Bitcoin é feita com energia do vulcão Tecapa, usando 300 processadores voltados para essa atividade