celular com logo da binance e bandeira dos EUA ao fundo
Shutterstock

O governo dos Estados Unidos começou a investigar se a Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, por violar sanções impostas à Russia ao permitir que usuários do país usassem os serviços da plataforma.

A mais recente ação do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) contra a corretora foi divulgada em reportagem da Bloomberg publicada no final da tarde desta sexta-feira (5), que diz ter obtido a informação através de cinco pessoas familiarizadas com o assunto mas que pediram para não ter nome divulgado por se tratar de uma investigação confidencial.

Publicidade

A preocupação das autoridades americanas é que russos tenham usado a exchange para movimentar dinheiro de maneira ilegal e contornar as sanções impostas ao país após a invasão à Ucrânia.

Segundo as fontes ouvidas pela Bloomberg, nem a Binance e nem os executivos da empresa, como o CEO, Changpeng “CZ” Zhao, foram acusados ​​de irregularidades até o momento.

A Bloomberg afirma que neste momento, a Binance está em negociações com o Departamento de Justiça para resolver acusações anteriores de que a exchange foi usada para contornar sanções do Irã, antes de melhor seus mecanismos de compliance.

Em resposta à publicação, a Binance disse que a empresa cumpre “integralmente todas as sanções financeiras dos EUA e internacionais” e que seus protocolos de KYC são tão bons quanto os aplicados no sistema bancário tradicional.

Publicidade

Essa nova investigação revelada hoje é encabeçada pela divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça e corre em paralelo a outras acusações a que a Binance é alvo nos EUA e que apuram se a corretora se esquivou das responsabilidades de registrar devidamente sua oferta de derivativos nos EUA

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Celebridades lançaram 30 memecoins em junho e quase todas já caíram mais de 90%

Memecoin com desempenho menos pior é a de Andrew Tate, que caiu 73,2% desde o lançamento
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética