Imagem da matéria: EUA apreendem R$ 2,6 milhões em criptomoedas roubadas por hackers norte-coreanos
Foto: Shutterstock

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos conseguiu confiscar o equivalente a R$ 2,6 milhões em criptomoedas extorquidas por hackers patrocinados pelo governo da Coreia do Norte. O grupo era especializado em orquestrar ataques ransomware contra hospitais dos EUA.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (19) pela vice-procuradora-geral dos EUA, Lisa Monaco, enquanto discursava sobre os desafios da segurança cibernética na Universidade Fordham, em Nova York. 

Publicidade

Na sua fala, ela revelou que o FBI identificou um novo tipo de ransomware aplicado por hackers norte-coreanos, chamado de ‘Maui’.

Esse tipo de ransomware — ofensiva na qual hackers invadem um sistema e só liberam após a vítima fazer um pagamento em criptomoedas, geralmente Bitcoin (BTC) ou Monero (XMR) — tinha como alvo instalações médicas dos EUA e outras organizações do setor de saúde pública.

O FBI conseguiu identificar o ataque com a ajuda de um centro médico do Kansas, que teve seus servidores criptografados por hackers no ano passado. Naquela época, a liderança do hospital cedeu a extorsão dos invasores e pagou o resgate cobrado, mas sem deixar de comunicar às autoridades.

Em seguida, FBI e Departamento de Justiça trabalharam juntos para rastrear as criptomoedas na blockchain e, com sucesso, descobriram que os hackers usavam intermediadores na China para fazer a lavagem de dinheiro e converter os ativos digitais em moedas fiduciárias.  

Publicidade

Recuperando o dinheiro perdido

“Apreendemos aproximadamente meio milhão de dólares em pagamentos de resgate e criptomoedas usadas para lavar esses pagamentos. Essa recuperação inclui todo o resgate pago pelo centro médico do Kansas, além do que acreditamos serem resgates pagos por outras vítimas, incluindo outro provedor médico do Colorado”, revelou Monaco no seu discurso.

Após o sucesso do caso acima, a procuradora afirmou que o Departamento de Justiça vai aplicar abordagens bem-sucedidas do passado para combater as ameaças cibernéticas que prevê enfrentar no futuro.

Na visão dela, os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais “agressivos, sofisticados, beligerantes e descarados”, ao mesmo tempo que se tornou mais difícil diferenciar quais ataques são patrocinados por governos e quais são orquestrados por grupos criminosos.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste sábado (20)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste sábado (20)

Procurando o combo diário e o código cifrado de sábado, 20 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada
Imagem da matéria: Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Musk Empire: Veja o combo diário e o enigma desta quinta-feira (25)

Procurando o combo diário do Musk Empire para quinta-feira, 25 de julho? Aqui estão as últimas escolhas da bolsa de valores para o crescente jogo de criptomoeda no Telegram
Imagem da matéria: Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

A VivoKey Technologies, com sede em Seattle, oferece carteiras de Bitcoin subdérmicas para transações seguras de criptomoedas usando tecnologia NFC e RFID