Ethereum se aproxima de limitação técnica à medida que as transações aumentam

Ethereum pode ficar sobrecarregado caso a atualização para o Ethereum 2.0 não chegue a tempo

Ethereum ultrapassa US$ 300 e registra maior preço dos últimos 10 meses
(Foto: Shutterstock)


O Ethereum está chegando perigosamente perto de atingir seus limites técnicos, à medida que as transações na rede se aproximam do pico de 2017.

As finanças descentralizadas (DeFi) e seus tokens associados estão em alta, e o número de transações na rede Ethereum está perto de marcar um novo recorde de todos os tempos.

O recorde atual de transações foi estabelecido no início de 2018, no auge da bolha dos ICOs. Nos dois anos seguintes a média caiu para menos da metade do pico e voltou a subir novamente no início de 2020.

Gráfico de transações diárias do Ethereum. Fonte: Etherscan

Como resultado, o aumento do custo de transação do ETH está tornando mais difícil do que nunca interagir com Dapps e enviar valor através da blockchain a um custo razoável.

Em seu design atual, o Ethereum pode processar cerca de 15 transações por segundo. Esse limite foi atingido apenas uma vez no início de 2018, numa época em que o preço do Ethereum (e Bitcoin) estavam na máxima histórica. O nível de atividade sem precedentes resultou em milhares de transações paralisadas que levaram muito mais tempo do que o esperado para serem confirmadas.

Transações por segundo na rede Ethereum. Fonte: Blockchair

Agora, são os casos de uso do DeFi, em vez das promessas de ICO, que estão aumentando os volumes de transações. Cada interação com os protocolos DeFi exige que uma ou mais transações sejam transmitidas na blockchain do Ethereum.

Com a introdução de programas de recompensa, pela qual os usuários do DeFi são recompensados ​​por interagir com muitos dos protocolos mais populares, uma tempestade perfeita está se formando, com aumento da atividade devido ao crescimento orgânico dos usuários, aproveitando as taxas favoráveis ​​de empréstimos e a demanda induzida decorrente do desejo de acumular recompensas de participação.

Embora várias soluções de escalabilidade de segunda camada tenham surgido para facilitar o congestionamento usando esquemas de pré-pagamento de taxa ou soluções específicas Dapp, a maioria das esperanças de um alívio na rede está na versão iminente do Ethereum 2.0.

Espera-se que o Ethereum 2.0 permita alguns milhares de transações por segundo nos primeiros dias, progredindo para mais de 100.000 transações por segundo dentro de alguns anos.

Dado o crescente interesse nos protocolos DeFi e o surgimento de outros casos de uso, o Ethereum pode enfrentar sérios problemas de usabilidade se a atualização do Ethereum 2.0 não for lançada antes do final deste ano.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co