Ethereum (ETH) recua após problema na Beacon Chain e perde 13% em uma semana

Após a reorganização de blocos da rede auxiliar, investidores se mostram preocupados sobre a planejada fusão que levará a criptomoeda para o modelo PoS
Imagem da matéria: Ethereum (ETH) recua após problema na Beacon Chain e perde 13% em uma semana

(Foto: Shutterstock)

O ether (ETH) está entre as baixas mais importantes do mercado de criptomoedas nesta sexta-feira (27).

No final da manhã, o Ethereum está sendo negociado em US$ 1.770, com um recuo de 2% nas últimas 24 horas, segundo o CoinMarketCap – mas chegou a registrar perdas de 11% algumas horas antes. Nos últimos sete dias, o ether perdeu 13% de seu valor.

Publicidade

A drástica variação de preço também resultou em  mais de US$ 140 milhões de liquidações em ether, de acordo com dados obtidos do Coinglass. Mais de 75% dessas liquidações eram de posições compradas (“long”) de traders cripto otimistas.

A recente ação de preço do ativo possui várias causas.

Porém, talvez a mais notável seja o recente problema na Beacon Chain, relacionado à futura fusão do Ethereum, prevista para agosto.

A fusão fará com que a atual versão proof of work (ou PoW, na sigla em inglês) do Ethereum se funda com sua contraparte proof of stake (ou PoS). Sua contraparte é tecnicamente chamada de Beacon Chain e está funcionando desde dezembro de 2020.

Quando for finalizada, a versão PoW irá terminar — deixará de depender da mineração —, tornando o Ethereum em uma rede blockchain PoS e apresentando novos benefícios.

Porém, na quarta-feira (25), a Beacon Chain, uma espécie de “versão fantasma” do Ethereum, que é executada em paralelo à rede atual do Ethereum, passou por uma reorganização de blocos. Isso significa que, por um breve momento, a Beacon Chain foi bifurcada e blocos de transação estavam sendo processados em outra versão paralela da Beacon Chain.

Publicidade

The Ethereum beacon chain experienced a 7-block deep reorg ~2.5h ago. This shows that the current attestation strategy of nodes should be reconsidered to hopefully result in a more stable chain! (proposals already exist) pic.twitter.com/BkQrKuUlw1

— Martin Köppelmann 🇺🇦 (@koeppelmann) May 25, 2022

Desde então, a rede começou a produzir blocos de forma ininterrupta, segundo o explorador de blocos BeaconScan. A expectativa é que seja publicado um “post mortem” em breve, segundo o desenvolvedor Preston Van Loon.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.