A atualização Shanghai da rede Ethereum, que permitirá a retirada de ETHs em stake, completou com sucesso a etapa final de preparação para o seu tão esperado lançamento em abril, segundo confirmação dos principais desenvolvedores da rede dada nesta quinta-feira (16).
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Shanghai, a próxima grande atualização do Ethereum
A rede de testes Goerli – essencialmente um ensaio geral abrangente da Shanghai – foi atualizada em um processo de cerca de 90 minutos. De acordo com vários desenvolvedores do Ethereum Core, um breve atraso foi causado por alguns validadores executando versões mais antigas de clientes. No entanto, esses validadores foram rapidamente atualizados, permitindo que o teste tivesse êxito.
Não houve outros problemas importantes com o lançamento da testnet ou suas funções, levando um desenvolvedor da Ethereum Foundation a declarar: “a rede principal vem a seguir!”
Goerli has successfully upgraded to Shapella! 🦉
— parithosh | 🐼👉👈🐼 (@parithosh_j) March 15, 2023
We had some validators running older versions of clients, once that was fixed the attestation rate went back up and we are currently finalizing! #GoerliShapella
Mainnet comes next!
Com a Goerli instalada e funcionando, os validadores agora podem simular o processo de retirada do ETH em stake do Ethereum.
Talvez porque a rede de teste só permite transferências de dinheiro simulado, o projeto teve que se esforçar para atrair validadores suficientes para testá-la.
“Um desafio com validadores testnet é que, dado que o ETH [simulado] é inútil, há menos incentivo para executar um validador [e] monitorá-lo”, escreveu o desenvolvedor Tim Beiko no Twitter.
Goerli forked!
— timbeiko.eth (@TimBeiko) March 14, 2023
Em breve, porém, os stakes financeiros da Shanghai vão se tornar bastante reais. É algo bastante aguardado desde que o Ethereum iniciou a sua transição para um modelo de proof of stake (PoS), no qual os utilizadores apostam no ETH validar transações on-chain, e são então recompensados com ETH recém-gerado.
Desde que o stake de ETH estreou no final de 2020, US$ 29,22 bilhões em valor de ETH foram depositados na rede Ethereum. Isso representa cerca de 14,67% de toda a ETH atualmente em circulação.
Esses fundos, no entanto — e as recompensas que eles acumularam — ainda não podem ser retirados do Ethereum. A Shanghai permitirá essa capacidade de retirada e, ao que parece, pela execução da rede da testnet Goerli, essa transição deve decorrer sem problemas.
Data para o staking ainda não está clara
No entanto, a data exata em que a transição acontecerá ainda tem gerado discordância entre os envolvidos. Talvez devido à tremenda pressão financeira para lançar logo a Shanghai e o fluxo de validadores ansiosos pelos enormes lucros, os principais desenvolvedores da Ethereum fizeram tudo ao seu alcance para obter a atualização o mais rápido possível.
Em janeiro, esses desenvolvedores removeram da Shanghai outras melhorias muito necessárias para o Ethereum, a fim de acelerar seu lançamento. Na mesma época, eles até tomaram a decisão de evitar a inclusão de pequenos ajustes técnicos com a atualização, um movimento que alguns desenvolvedores principais criticaram como um sacrifício imprudente feito às custas da saúde a longo prazo do Ethereum.
No início deste mês, os principais desenvolvedores confirmaram que a Goerli deveria ser lançada em ou por volta de 14 de Março — espera-se que a verdadeira atualização Shanghai entre em funcionamento em meados de abril. Essa linha do tempo, no entanto, parece ser de difícil execução, segundo envolvidos no projeto.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas