Mercado
Shutterstock

O Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado, disparou 6% nas últimas 24 horas e agora está sendo negociado em torno de US$ 1.660. Isso torna o Ethereum o ativo com melhor desempenho entre as dez principais criptomoedas do mercado, mostram dados do CoinMarketCap.

A última ação de preço vem antes da atualização da camada de consenso do Ethereum, chamada Bellatrix. Programada para esta terça-feira (6), Bellatrix dá início à Fusão – a tão esperada transição da rede do algoritmo de consenso de proof of work (PoW) para um sistema de proof of stake (PoS) mais ecológico.

Publicidade

Como a Ethereum Foundation explicou em uma postagem no blog no mês passado, a Fusão é um processo de duas etapas: primeiro deve ser ativado na Beacon Chain – a cadeia PoS da rede que está sendo executada em paralelo com a rede PoW atual – com a atualização do Bellatrix na camada de consenso.

A camada de consenso é responsável por manter o consenso do blockchain Ethereum e serve como infraestrutura de back-end para blockchain, hospedando e verificando a eficácia dos validadores, enquanto a camada de execução é onde residem os contratos inteligentes e as regras de rede.

Como será a Fusão do Ethereum

A Bellatrix, por sua vez, será seguido pela atualização Paris – a transição da camada de execução de PoS para PoW, acionada por um limite específico chamado Dificuldade Total do Terminal (TTD).

O valor de TTD que desencadeia a mesclagem é definido em 5875000000000000000000 e deve ocorrer entre 10 de setembro e 20 de setembro de 2022, dependendo da taxa de hash do Ethereum ou da quantidade de poder de computação implantado para proteger a rede. Quanto maior a taxa de hash, mais cedo a rede atingirá o TDD necessário para acionar a mesclagem.

Publicidade

“Uma vez que a camada de execução atinja ou exceda o TTD, o bloco subsequente será produzido por um validador Beacon Chain”, escreveu a Ethereum Foundation. “A transição de mesclagem é considerada concluída assim que o Beacon Chain finalizar este bloco. Em condições normais de rede, isso acontecerá 2 épocas (ou ~ 13 minutos) após a produção do primeiro bloco pós-TTD. ”

Última chamada para atualizar os clientes do Ethereum

A atualização do Bellatrix é essencialmente a última chance para os operadores de nós (nodes) atualizarem seus clientes antes da Fusão.

No entanto, como mais de 27% dos nós da rede ainda precisam ser atualizados, por Ethernodes, tanto o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, quanto o desenvolvedor principal, Tim Beiko, foram ao Twitter para lembrar os operadores de nós desse requisito.

“A fusão ainda deve acontecer por volta de 13 a 15 de setembro. O que está acontecendo hoje é o hard fork Bellatrix, que prepara a cadeia para a fusão. Ainda é importante – certifique-se de atualizar seus clientes!” escreveu Buterin mais cedo na terça-feira.

Publicidade

“Última chance de atualizar seu nó, se ainda não o fez!” lembrou Beiko na segunda-feira.

Como a Ethereum Foundation alertou anteriormente, os operadores de nós que usam um cliente Ethereum desatualizado terão seus clientes “sincronizados com o blockchain pré-fork assim que a atualização ocorrer”.

“Você ficará preso em uma cadeia incompatível seguindo as regras antigas e não poderá enviar Ether ou operar na rede Ethereum pós-fusão”, disse a organização.

Quanto aos participantes regulares da rede que usam aplicativos Ethereum, mantendo ETH em uma bolsa ou em uma carteira auto-custódia, não há necessidade de fazer nada durante a fusão.

No entanto, como a Ethereum Foundation alertou, eles devem estar alertas sobre possíveis golpes e verificar se as instruções ou recomendações adicionais que os aplicativos, trocas ou carteiras podem enviar aos usuários são verdadeiras.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto: Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Imagem da matéria: "Centavo épico" de Bitcoin é usado para inscrever música da Grimes gerada por IA

“Centavo épico” de Bitcoin é usado para inscrever música da Grimes gerada por IA

Ordinals com uma música gerada por IA da Grimes foi inscrito num satoshi “épico” de Bitcoin avaliado em mais de R$ 10 milhões
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Bitcoin é uma “forma de arte” e uma moeda de desconfiança, diz filósofo Yuval Noah Harari

O filósofo, no entanto, mostrou desconfiar se realmente o Bitcoin será o futuro do dinheiro como algumas pessoas defendem