“Ethereum é o favorito em impulsionar adoção ao redor do mundo”, diz defensor do Bitcoin Cash

Roger Ver, um dos pioneiros do Bitcoin, deu uma entrevista após período de silêncio e promete livro com bastidores da “Guerra Civil’
roger ver criador do bitcoin cash

Roger Ver apostou no Bitcoin Cash na guerra cripto (Foto: Reprodução/rogerver.com)

O empresário e investidor Roger Ver deu uma entrevista para o podcast “Show Me The Crypto”, que foi ao ar na segunda-feira (29), e fez algumas afirmações controversas sobre o ecossistema cripto no mundo. Sua participação chamou a atenção por estar há meses sem aparecer publicamente com a frequência que fazia no passado.

“Embora o Ethereum não tenha a maior capitalização de mercado em comparação com o Bitcoin, acho que o Ethereum é o favorito em termos de impulsionar a adoção mundial.”

Roger Ver, o “Jesus do Bitcoin”

Ver foi um dos primeiros grandes empresários e investidores a apostar no recém criado dinheiro descentralizado por Satoshi Nakamoto e passou a aceitar BTC em sua startup no Vale do Silício, inclusive pagando propaganda em “outdoors” para anunciar a inovadora adoção da moeda.

Publicidade

O empresário é conhecido por alguns de seus empreendimentos como os sites Bitcoin.com e Blockchain.com, e por ter investimentos em empresas como Ripple, BitPay, Kraken, Z.Cash e Pulse.io.

Entre 2015 e 2017, com a “guerra civil” que tomou forma na comunidade do Bitcoin, Roger Ver se posicionou do “lado perdedor”, conforme ele mesmo conta na entrevista, apoiando a versão do fork que hoje é conhecida como Bitcoin Cash (BCH) e possui cerca de 240 vezes menos capitalização de mercado que a bifurcação líder: Bitcoin (BTC).

O investidor prometeu o lançamento, ainda este ano, de um livro de sua coautoria que conta a “versão da história do lado perdedor”, o que, segundo ele, “nem sempre é contada nos livros de história”.

Entre as muitas afirmações controversas sobre os fatores que levaram o BTC à sua posição de liderança, Roger Ver fez críticas à blockchain líder, destacando sua falta de capacidade em escalar como meio de pagamento descentralizado que permite a autocustódia de todos os usuários.

Publicidade

Ver também criticou soluções de segunda camada, como a Lightning Network, explicando que uma grande maioria de todos os seus usuários acabam utilizando soluções custodiais — o que cria um risco de perda dos fundos.

Ao mesmo tempo, em que se mostrou otimista com as moedas de privacidade nativa e fez grandes elogios ao ChatGPT e a tecnologia de Inteligência Artificial (AI, no inglês) que vem ganhando cada vez mais destaque em todos os setores. Roger Ver afirma ser um usuário ativo da AI conversacional.

Quando questionado sobre o Ethereum (ETH), sua resposta foi de admiração pelo crescimento em adoção e uso da tecnologia, apesar de também tecer críticas quanto à escalabilidade da rede e citar alternativas de primeira camada para o mesmo propósito.

Ele elogiou todo o ecossistema descentralizado que está sendo construído em Ethereum e diz que “tudo isso teria sido construído em cima do Bitcoin se não fosse pela guerra civil em escala que aconteceu. “Esses desenvolvedores principais do Bitcoin odeiam Vitalik e basicamente o afastaram do projeto para criar o Ethereum; e mais poder para ele por isso.”

Publicidade

No episódio, Roger Ver também falou sobre outras coisas, como o serviço Ledger Recover, que ele chamou de “decepcionante”.

A esse respeito, o investidor argumenta que, mesmo que as pessoas desejem ter a capacidade de “recuperar suas chaves privadas”, o ethos geral de uma carteira de hardware para criptomoedas deve ser precisamente deixar o controle total dessas chaves privadas para seus usuários.

https://twitter.com/ShowCrypto/status/1663124019736899587