Imagem da matéria: ETFs de bitcoin são uma "ideia terrível", diz Andreas Antonopoulos
(Foto: Shutterstock)

Andreas M. Antonopoulos, um dos nomes mais respeitados mundialmente no mercado das criptomoedas, revelou acreditar que os fundos de índices comercializados como ações (Exchange-Traded Funds, ou ETF) são “uma péssima ideia”.

O autor de The Internet of Money e Mastering Bitcoin acha que os ETFs de bitcoin estão chegando, mas ele também sugere que isso pode significar uma espécie de financeirização que vai diretamente contra todo o ponto do Bitcoin especificamente e da maioria das criptomoedas.

Publicidade

“Na verdade, sou contra os ETFs”, comentou Andreas Antonopoulos durante seu breve vídeo, Bitcoin Q&A: Por que eu sou contra os ETFs.

Antonopoulos acrescentou que um ETF de Bitcoin é uma “ideia terrível” que “vai acontecer de qualquer maneira”. Segundo Antonopoulos, o instrumento financeiro vai prejudicar o ecossistema, pois uma entidade central que terá o controle dos bitcoins e não os investidores.

Isso significa que os investidores não conseguirão escolher o que acontece com o próprio Bitcoin. Traçando paralelos com o debate sobre a escalabilidade do ano passado – que levou à criação do Bitcoin Cash (BCH) através de um hard fork – ele argumentou que os investidores não poderão escolher um lado nos debates, pois isso vai depender do fundo. No ano passado, de acordo com Antonopoulos, as exchanges de criptomoedas tiveram influência semelhante no mercado.

Um ETF de bitcoin fará isso, e fará isso em uma escala ainda maior. Isso dará ao player institucional acesso ao Bitcoin, mas não dará voz ao consenso e à governança do Bitcoin. Isso será mantido por um gestor de fundos centralizado.

Há, no entanto, um “enorme apetite de mercado” para um ETF de Bitcoin, o que significa que ele está prestes a acontecer, seja ou não uma boa ideia para o mercado à vista da criptomoeda.

Publicidade

Para os investidores de varejo da variedade tradicional, os ETFs apresentam uma boa maneira de se proteger contra o risco sem o incômodo de ter o bem.

O problema, segundo o especialista, mora no fato dos investidores muitas vezes preferirem deixar seus bitcoin custodiados com entidades centrais, perdendo assim o controle sobre as moedas.

Os ETFs violam fundamentalmente o princípio subjacente do dinheiro peer-to-peer, em que cada usuário não está operando através de um custodiante, mas tem controle direto de seu dinheiro, porque eles têm controle direto de suas chaves.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Preço do Bitcoin atingirá US$ 1 milhão até 2030, diz Jack Dorsey

Em uma entrevista recente, o cofundador do Twitter e da Block argumentou que o Bitcoin poderia atingir US$ 1 milhão e ir “além” no futuro