ETF de Ethereum tem 70% de chances de ser aprovado em maio, diz analista da Bloomberg

SEC terá que dar em maio respostas finais para aplicações de ETF de Ethereum, mas há receios no mercado
Imagem da matéria: ETF de Ethereum tem 70% de chances de ser aprovado em maio, diz analista da Bloomberg

Foto: Shutterstock

Com a aprovação do ETF de Bitcoin à vista sacramentada, os olhos do mercado agora se viram para a segunda maior criptomoeda. A expectativa é saber quando (e se) um fundo de índice baseado em Ethereum será aprovado para ser lançado nos Estados Unidos. 

Eric Balchunas, analista sênior da Bloomberg, disse ao Cointelegraph que há 70% de chance do ETF de Ethereum ser aprovado em maio pela SEC. 

Publicidade

O quinto mês do ano é data limite para o órgão regulador dos Estados Unidos decidir se aprova os pedidos da VanEck (dia 23), Ark (dia 24) e Hashdex (dia 30). 

Blachnas afirmou que o ETF de Ethereum “está conectado ao de Bitcoin” e irá seguir o mesmo caminho. Além disso, afirmou ter ouvido nos bastidores que “está tudo certo” com o ETF de Ethereum à vista. 

Mas a aprovação do ETF de Ethereum deve cobrar mais atenção, destaca o advogado Joe Carlasare. O especialista lembra que a SEC deve ter cuidado para não abrir a porteira para produtos similares com diversas criptomoedas.

“Os ETFs de Ethereum à vista serão aprovados [mas] a SEC tentará criar cuidadosamente um precedente que permita manter alguma discrição na determinação de quais ETFs de ativos digitais serão permitidos no mercado”, disse Carlasare ao Cointelegraph.

Publicidade

O advogado prevê que o produto seja liberado apenas no terceiro trimestre de 2024 e acrescenta: “Colocando de outra forma: acho que a SEC está tentando criar uma estrutura para impedir aplicantes de tentarem ETFs com todos os principaos tokens do mercado”.

Essa impressão de maior cuidado foi reforçada por Leah Wald, CEO da Valkyrie, em entrevista ao CoinDesk: “Demorou muito tempo para deixarmos a SEC confortável [com os ETFs de Bitcoin]. Agora temos muito trabalho a fazer [para fazer a entidade aprovar os ETFS de Ethereum]“.

Outros pedidos de ETF de Ethereum são da Grayscale, com prazo de até 18 de junho para decisão, Invesco (5 de julho), Fidelity (3 de agosto) e BlackRock (7 de agosto).