Imagem da matéria: ETF da Hashdex apoiado pela Nasdaq estreia na Bolsa de Bermudas
Foto: Shutterstock

O Hashdex Nasdaq Crypto Index, um ETF com foco em criptomoedas, foi listado na Bermuda Stock Exchange (BSX), de acordo com um comunicado à imprensa.

Este ETF é um projeto conjunto da gestora brasileira de fundos Hashdex e da bolsa de valores americana Nasdaq. Foi revelado pela primeira vez em setembro de 2020, quando a BSX anunciou a listagem. Na época, a bolsa também revelou que o ETF compreendia três milhões de ações da Classe E a US $ 1.000 cada.

Publicidade

O ETF vai rastrear o Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e pela Hashdex. O índice foi projetado para representar o mercado de criptoativos, selecionando criptomoedas através de rígidos critérios de elegibilidade. O NCI passará por um processo de rebalanceamento a cada três meses, a fim de manter uma representação atual deste mercado. O índice será mantido pelo agente de cálculo da Nasdaq, CF Benchmarks.

Por Bermudas possuir uma regulamentação avançada para o mercado de ativos digitais, a BSX foi escolhida para manter o ETF. Em setembro de 2020, a bolsa já havia anunciado a aprovação da listagem do fundo. Agora, com o início das negociações, o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF deve marcar o início de uma nova era no mercado global de criptomoedas.

“O lançamento também consolida nossa presença como um player global relevante neste segmento”, disse na nota Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex. “O produto também deve acelerar a entrada de investidores institucionais em cripto, seguindo uma tendência que ganhou muito fôlego nos últimos meses.”

“Vimos um desenvolvimento na maturidade do ecossistema de criptomoedas, que pode ser explorado por um índice baseado em regras, como o Nasdaq Crypto Index”, disse no comunicado Stephen Koshansky, chefe de produtos e pesquisa de ativos digitais da Nasdaq. “A Nasdaq trabalhou de perto com a Hashdex para criar critérios para o índice, que são objetivos na seleção de ativos para representar o mercado de criptomoedas. Eles serão filtrados e examinados por bolsas e provedores de custódia confiáveis”.

Publicidade

A exposição ao ETF Nasdaq Crypto Index está disponível para investidores brasileiros por meio de três fundos que a Hashdex distribui no país. Estes fundos oferecem 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF. Os produtos podem ser encontrados nas maiores plataforma de investimentos do país, e atendem todos os perfis de investidores.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa segura moeda de bitcoin à frente de bandeira de El Salvador

El Salvador renova estratégia para incentivar a adoção do Bitcoin

El Salvador dobrou seu esforço para a adoção do Bitcoin nos últimos…
Moedas douradas de Bitcoin (BTC) e um gráfico de preço ao fundo

Preço do Bitcoin despenca com liquidações de US$ 245 milhões no mercado

As liquidações de criptomoedas dispararam na terça-feira (11), com o Bitcoin despencando 5% e indo a US$ 66 mil
moeda e notas pendurada em um varal

Operação contra maior milícia do RJ revela que suspeitos compravam Bitcoin para lavar dinheiro

Fonte do dinheiro movimentado pelos suspeitos seria oriundo de grilagem de terras, extorsão contra comerciantes e exploração do transporte
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos