ETF de Bitcoin à vista da Hashdex é o único que ainda não estreou nos EUA; entenda

A Hashdex explicou que seu ETF ainda não possui Bitcoin à vista no portfólio e, por isso, não pode ser negociado como tal
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin à vista da Hashdex é o único que ainda não estreou nos EUA; entenda

Foto: Shutterstock

Dos 11 ETFs de Bitcoin à vista aprovados na última quarta-feira (10) pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), apenas dez começaram a ser negociados no mercado. O fundo da brasileira Hashdex é o único que ainda não estreou de fato.

Além da aprovação do ETF pela SEC – o que a Hashdex já conquistou –, a agência precisa também efetivar as declarações de registro dos fornecedores dos ETFs para que o fundo comece a ser negociado, e isso ainda não ocorreu para a Hashdex, conforme informou o Wall Street Journal.

Publicidade

Isso porque a gestora não está lançando um fundo do zero, mas sim convertendo o seu já existente ETF de Bitcoin futuro para um produto à vista (spot).

A apuração do Portal do Bitcoin descobriu que a gestora obteve a aprovação para fazer a conversão do fundo para o tipo spot, mas que ainda falta a aprovação do prospecto, que é a atualização em si do produto. “Ele [prospecto] passa por um outro processo justamente porque o fundo já está rodando [como um ETF de futuros]”, disse uma fonte.

É esperado ainda que assim que o prospecto tiver a aprovação final, eles farão a conversão do fundo de forma cautelosa, por conta de questões técnicas como a curva de preço dos futuros, para que não ocorra algum tipo de desbalanceamento com a performance do fundo.

Na quinta, a empresa já havia emitido um comunicado de imprensa para corrigir o anúncio da aprovação feito um dia antes. “O fundo, que atualmente é um produto futuro, atualmente não possui bitcoin à vista em seu portfólio”, explicou a gestora.

Publicidade

“Posteriormente, o fundo mudará seu nome e sua estratégia de investimento para permitir bitcoin à vista em seu portfólio. Essas alterações serão efetuadas por meio de uma declaração de registro que está atualmente sob revisão na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA”, concluiu a nota.

Enquanto os últimos passos não são concluídos, o ETF da Hashdex nos EUA segue sendo negociado como um produto de futuros de Bitcoin, sob o ticker DEFI.

Mesmo assim a Hashdex comemorou bastante o sinal verde da SEC para o seu ETF à vista, com seus funcionários realizando um evento no PubKey, um bar temático de bitcoin em Nova York, na noite de quarta, informou o WSJ.