Estatal de notícias da China irá emitir NFTs na véspera de Natal

Xinhua irá lançar NFTs nesta sexta-feira em uma aparente contradição à postura anticripto do governo chinês
Imagem da matéria: Estatal de notícias da China irá emitir NFTs na véspera de Natal

Foto: Shuttertock

Nesta quarta-feira (22), a agência de notícias oficial e operada pelo governo chinês Xinhua disse que planeja emitir uma série de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) na véspera de Natal às 9h (horário de Brasília) via seu aplicativo de notícias.

De acordo com o anúncio oficial, a distribuição de NFTs pela Xinhua será composta de onze diferentes coleções de fotojornalismo, com dez mil cópias cada, e uma coleção de “edição limitada”, em que cada uma registra “muitos momentos históricos e preciosos de 2021”.

Publicidade

Momentos históricos celebrados na coleção incluem a celebração centenária do Partido Comunista da China na Praça Tiananmen e o marco da nação de ter administrado mais de 2,7 bilhões de doses de vacina,

Xinhua usará Zxchain (o blockchain da gigante empresa nacional de redes sociais Tencent e autorizada pelo governo) para emitir os colecionáveis,

Criptoativos na China

A notícia desta quarta-feira parece ser uma contradição, dada a postura oficial do governo chinês sobre criptomoedas. Este ano, autoridades chinesas reprimiram atividades cripto no país, enviando ondas de choque para mercados globais.

Os preços do bitcoin (BTC) despencaram em maio quando três das principais empresas de pagamentos do país reiteraram seu apoio pela proibição de 2017 do banco central para transações cripto.

Publicidade

Na sequência, autoridades chinesas começaram a encerrar operações de mineração em todo o território, suspendendo o fornecimento de energia a pelo menos 26 fazendas de mineração apenas na província de Sichuan.

Autoridades em Xinjiang também emitiram ordens de fechamento para operações locais de mineração.

Desde então, mineradores cripto chineses se realocaram no exterior enquanto os EUA se tornou o maior mercado de mineração de bitcoin do mundo e a taxa de hashes da rede Bitcoin se recuperou de sua queda.

Apesar da postura negativa da China em relação a cripto, investidores do país alocaram dinheiro no emergente “metaverso”, uma tentativa de criar mundos virtuais compartilhados que deve ser apoiado por cripto e NFTs.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.